Tamanho do texto

Tentamos descobrir porque o "The Voice" faz tanto sucesso na web e os vencedores do reality show de música da Globo não emplacam depois

Quando estreou, o "The Voice" parecia uma aposta certeira para lançar novos nomes na música brasileira. Desde a primeira temporada, lá em 2012, diversos artistas já foram revelados pelo programas, e os vencedores ganharam contratos com gravadoras de sucesso do País. No Twitter , o reality show é uma sensação sem precedentes, e os usuários são bastante participativos nas noites de quinta-feira, dando suas opiniões e elegendo os melhores candidatos.

Leia também: Final do "The Voice" americano será exibida ao vivo no Brasil

Divulgação/TV Globo
"The Voice" faz muito sucesso nas redes sociais, mas não consegue emplacar seus vencedores após o fim da temporada

Contudo, após o término do programa, pouco se falou sobre esses artistas - mesmo nos programas da Rede Globo , eles fizeram poucas aparições. Aparentemente, a produção do " The Voice " não está tão preocupada assim com a carreira dos astros revelados no programa: falta organização, falta divulgação, falta interesse.

Leia também: "The Voice Brasil": beijo gay e reações exageradas de Lulu Santos marcam estreia

Isso porque, se o artista surge dentro de um programa da emissora, era de se esperar que ela fizesse de tudo para divulgar o músico dentro de seus próprios programas. Mas isso não acontece justamente porque a proposta da emissora é somente conseguir o contrato com a gravadora, não ajudá-los a deslanchar. Esses artistas ganham contratos com as gravadoras, e, por não serem escolhidos pelos executivos das empresas, não existe um interesse real em trabalhar com eles.

Outro erro grave é a demora de produzir e lançar um álbum de estúdio com esses campeões. Caso demore muito, perde-se o timing e o público já não lembra mais quem é quem. Contudo, é necessário lembrar também que não se vê mais as estratégias de divulgação utilizadas pelos artistas antes do programa. 

Leia também: Maria Gadú revela por que abandonou o "The Voice Brasil": "Fiquei chocada"

Não poderia ser diferente, já que os interesses da Rede Globo sobre o "The Voice" se resumem única e exclusivamente na audiência. Depois que as vozes já fizeram sucesso, emocionaram o público e jogaram os número do Ibope lá em cima, a emissora se dá por satisfeita e começa a pensar na próxima temporada. O formato do programa não dá suporte às vozes que saem dele.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.