Luiz Fernando Carvalho adaptou com sucesso o livro "Dois Irmãos", de Milton Hatoum, para a TV. Em formato de minissérie, a história dos gêmeos Omar e Yaqub chamou a atenção do público, arrancou belas interpretações de seus atores e aumentou as vendas da obra em mais de 500% .  

Leia mais:  "Dois Irmãos": minissérie aumenta vendas do livro 

Luiz Fernando Carvalho é ótimo para adaptar clássicos
Divulgação/Globo
Luiz Fernando Carvalho é ótimo para adaptar clássicos


Esta não é a primeira vez que Luiz Fernando Carvalho transporta uma obra literária para as telas:  as minisséries "Os Maias" (2001), baseado na obra de Eça de Queirós ,  "A Pedra do Reino" (2007), inspirada no romance "A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta", de Ariano Suassuna, "Capitu" (2008) de Machado de Assis, o especial "Alexandre e Outros Heróis", adaptado de dois contos de Graciliano Ramos, além de ter levado aos cinemas em 2001 "Lavoura Arcaica", de Raduan Nassar. 

Leia mais:  Luiz Fernando Carvalho extrai o melhor dos atores em "Dois Irmãos"

Listamos cinco clássicos da literatura que Luiz Fernando Carvalho poderia transformar em minissérie na TV:

Cem anos de Solidão

undefined
Reprodução

'Cem anos de solidão', de Gabriel Garcia Márquez

A obra do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez caberia bem na televisão, contando a trajetória de sete gerações da família de José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán na fictícia Macondo. 

Você viu?

A atmosfera em torno da casa que eles moravam e os misteriosos pergaminhos de Melquíades, o Cigano, que foi amigo de  Buendía, a serem decifrados garantiriam história e várias passagens de tempo ao longo da narrativa.

Leia mais:  Cinco livros de Pablo Neruda para ler depois de assistir "Neruda"

Grande Sertão: Veredas

undefined
Divulgação/Memória Globo

Sebastião Vasconcelos e Tarcísio Meira na minissérie 'Grande Sertão: Veredas'

A obra escrita por João Guimarães Rosa em 1956 já ganhou uma adaptação para o cinema em 1965 e outra para a TV em 1985, com Tarcísio Meira, Tony Ramos e Bruna Lombardi no elenco principal. Walter Avancini , outro diretor que se destacava em seu tempo, foi quem coordenou os trabalhos. 

Já é possível pensar em quem interpretaria Riobaldo, que narra por meio de suas andanças as lutas dos bandos de jagunços, cercadas de amores, vinganças, e mortes?

Vidas Secas

undefined
Reprodução

'Vidas Secas'

Graciliano Ramos narrou com detalhes o drama de uma família de retirantes que, em 1941, atravessa o sertão buscando meios para sobreviver. Eles conseguem trabalho mas, ao final de um ano, percebem que continuam na miséria e prestes a encarar uma nova seca sobre o sertão. A história virou filme em 1963, tornando-se um dos marcos do Cinema Novo. Íntimo da região desde a novela "Renascer" (1993), Luiz Fernando Carvalho não teria dificuldade em transpor a história para a TV.

Os Sertões

undefined
Reprodução

'Os Sertões', de Euclides da Cunha

O livro de Euclides da Cunha publicado em 1902 daria várias nuances ao diretor por misturar literatura, história e relatos jornalísticos sobre os conflitos e angústias da Guerra de Canudos, como ficou conhecido o confronto entre o Exército e os nordestinos liderados por Antônio Conselheiro entre 1896 e 1897 . A máxima 'o sertanejo é, antes de tudo, um forte' ganharia o toque só dele, além de resgatar o panorama da realidade de quem vivia no sertão no início do século XX.

Crônica da Casa Assassinada

undefined
Reprodução

'Crônica da Casa Assassinada' se passa em MG

O livro do escritor Lúcio Cardoso se passa na chácara de uma família mineira aristocrata arruinada financeiramente. Luiz Fernando Carvalho poderia soltar a criatividade, pois os personagens - Nina,Valdo e Timóteo são os principais - vivem lidando com adultério, incesto, loucura e decadência. As descobertas são feitas por meio de cartas, diários, memórias, confissões e depoimentos, deixando em questão o que seria verdade ou mentira na fala e atitudes de cada um.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!