"Presença de Anita", "Felizes para Sempre?" e "Engraçadinha" são algumas das minisséries que causaram polêmica por exibir cenas explicitas de sexo
Algumas minisséries ficam para sempre na memória das pessoas – mas nem todas são somente pela história. Listamos dez minisséries da Globo que deixaram sua marca por colocar cenas de sexo , nudez e romances bem ousados na tela da televisão aberta.
Leia mais: "Amor e Sexo": relembre 10 momentos picantes do programa
"Riacho Doce" (1990)
A minissérie “ Riacho Doce ” era uma adaptação do romance histórico de José Lins do Rego. A história se passa em um afastado vilarejo onde vive Nô ( Carlos Alberto Riccelli ) que, como previu sua avó, deve seguir seu destino e não se envolver com nenhuma mulher. A avó, que possui poderes místicos, lança um feitiço sobre o neto e, assim, toda mulher que se aproxima será amaldiçoada. Um dia um casal misterioso chega ao vilarejo e, desafiando a anciã, Nô se envolve com Eduarda ( Vera Fischer ), com quem vive um romance conturbado cheio de dificuldades. No final, a estrangeira é apedrejada pelos habitantes do local, mas consegue fugir em um barco. A minissérie ficou marcada, principalmente, por abusar da sensualidade da atriz e das cenas de nudez ousadas para a época.
"Desejo" (1990)
“ Desejo ” foi baseada na história real do escritor Euclides da Cunha, vivido por Tarcísio Meira . Ana (Vera Fischer) – ou Sainha –, esposa do criador do romance “Os Sertões”, por ficar muito sozinha enquanto o marido viajava, começa a se envolver com Dilermando de Assis (Guilherme Fontes). Euclides pega o casal no flagra durante uma cena de sexo , mas, no meio da confusão, acaba sendo morto. Dilermando consegue ser absolvido na justiça e conquista o perdão de Saninha e, por fim, os dois se casam.
"Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados" (1995)
A minissérie era divida em duas partes: na primeira, Engraçadinha ( Alessandra Negrini ) mantinha um romance secreto com Sílvio ( Ângelo Antônio ) que, depois de já terem consumado seu amor proibido, descobrem que são irmãos e ele, em desespero, se castra e morre na frente da jovem. Na segunda fase, Engraçadinha ( Claudia Raia ) se tornou uma religiosa fervorosa, mas que dá vazão aos seus desejos latentes com Luiz Cláudio (Alexandre Borges). Os dois viveram cenas bastante ousadas para a época, como o momento em que fazem sexo na chuva .
Leia mais: Relembre as atrizes que estrearam na TV com cenas de sexo
"Hilda Furacão" (1998)
“ Hilda Furacão ” marcou sua época não apenas pelas cenas ousadas entre a protagonista e seu grande amor, mas, também, pela história chocante que guiava a minissérie. Hilda ( Ana Paula Arósio ) deixa seu noivado apenas um dia antes de se casar e, então, parte sem rumo até conhecer a vida da prostituição. Ela se torna a mulher mais requisitada pelos homens da cidade, mas se apaixona perdidamente pelo jovem Malthus ( Rodrigo Santoro ), um seminarista. Ela tenta seduzi-lo, porém ele resiste durante um tempo. No final, ele se entrega a sua paixão, mas o destino os separa e, apenas quatro anos depois, poderão se reencontrar.
"Labirinto" (1998)
“Labirinto” foi uma minissérie que, em seu enredo central, tratava de solucionar um misterioso assassinato, contudo foi sua trama secundária que fez a produção ser marcante. Nela, Ivan (Luciano Szafir) mantinha um namoro com a ninfomaníaca Nietinha (Alice Borges). Não é necessário nem descrever as cenas em que o casal se metia.
"Presença de Anita" (2001)
“ Presença de Anita ” foi uma produção muito impactante pelas cenas provocantes da jovem Anita ( Mel Lisboa ). Depois de, por acaso, cruzar o caminho do arquiteto Fernando ( José Mayer ), ela se torna sua amante e, assim, os dois protagonizaram momentos quentes da televisão. O desenrolar dos fatos chega ao clímax quando Fernando, já perturbado depois de sua mulher descobrir seu caso com a adolescente, depois de uma acalorara discussão a mata e culpa outra pessoa pelo crime. Depois o arquiteto começa a delirar com o fantasma que Anita que pede para que ele assuma a culpa para que sua alma possa, finalmente, descansar em paz. “Presença de Anita” ficou marcada por ser recheada de cenas de sexo e ousadas com os atores.
"O Quinto dos Infernos" (2002)
A trama histórica de “ O Quinto dos Infernos ” marcou pelas aventuras de Dom Pedro I ( Marcos Pasquim ). Apesar de o imperador ser casado com Maria Leopoldina ( Érika Evantini ), arquiduquesa austríaca, D. Pedro não tinha limites para aplacar seus desejos. Assim, ele se envolve com a Marquesa de Santos, Domitila ( Luana Piovani ), de quem se torna amante durante a minissérie. O casal viveu algumas cenas bem “quentes” na tela da Globo quando o programa foi ao ar.
Leia mais: Oito cenas de sexo que esquentaram a TV em 2016
"Mad Maria" (2005)
Na minissérie “ Mad Maria ” Luiza ( Priscilla Fantin ) irá protagonizar um perigoso triangulo amoroso com inimigos políticos poderosos, Juvenal de Castro ( Antônio Fagundes ) e Percival Farquhar ( Tony Ramos ). A jovem vivia em uma pequena cidade da capital brasileira quando um dia cruza com Juvenal que, na mesma hora, se apaixona perdidamente por ela. Logo ele a convidará para mudar-se para sua casa, contudo, o ministro da aviação não assume seu relacionamento com Luiza e, então, ela buscará conforto nos braços de seu pior inimigo, o empresário Percival, que a usa para conquistar seus objetivos pessoais.
"Amores Roubados" (2014)
Leonardo ( Cauã Reymond ) era, além de um sommelier muito requisitado em eventos em uma cidade do Nordeste, era um grande conquistador. Na minissérie ele é amante de Celeste ( Dira Paes ), com quem vive um romance proibido. Posteriormente ele irá se envolver com Isabel ( Patrícia Pillar ), esposa de seu patrão. Mas ele logo de apaixona por Antônia ( Isis Valverde ) e ao seu lado experimenta um amor intenso.
"Felizes para Sempre?" (2015)
“ Felizes para Sempre? ” deu o que falar quando foi exibida na rede Globo. A minissérie ficou marcada pelas cenas sensuais com a atriz Paolla Oliveira . Na trama ela vive uma prostituta que é contrata por um casal para salvar sua relação e fazer um ménage com os dois, contudo, no final, acaba se tornando amante de Marília ( Maria Fernanda Cândido ), ainda que, paralelamente, mantenha uma relação com Cláudio ( Enrique Diaz ). As cenas de sexo , inclusive entre duas mulheres, da produção deixaram muita gente chocada com a produção.