Nascido James Eugene Carrey, em Newmarket, em Ontário, no Canadá, Jim se tornou um bem-sucedido ator, comediante, roteirista e produtor.
O ator Jim Carrey fez 62 anos em 17/1/2024. E os fãs sentem saudade de suas atuações. O ator se afastou do cinema e anda recluso.
Nascido James Eugene Carrey, em Newmarket, em Ontário, no Canadá, Jim se tornou um bem-sucedido ator, comediante, roteirista e produtor.
Em 2022, Jim Carrey anunciou sua aposentadoria de Hollywood, após fazer uma dublagem na animação "Sonic". Foi dele a voz do Doutor Eggman.
Naturalmente mais isolado do que as celebridades, Jim Carrey tem ficado cada vez mais recluso. Uma fonte disse ao "Radar Online": "Ele tem passado muito tempo no Havaí, escondido e mostrando muito pouco interesse em qualquer coisa que Hollywood tenha a oferecer".
"É uma grande preocupação para muitas pessoas que se importam com Jim, que passou por momentos muito difíceis nos últimos anos. Ele tende a se isolar e se trancar", acrescentou.
A mesma pessoa revelou que, após se aposentar do cinema, Jim Carrey tem se dedicado à pintura. "Seus amigos estão preocupados e é por isso que estão fazendo de tudo para que ele se sinta especial".
Jim Carrey iniciou sua carreira na década de 1980 em shows de stand-up comedy e pequenos papéis no cinema.
Dos palcos para as telas, Jim Carrey trouxe performances enérgicas e humor gestual, com muitas caretas, que acabaram se tornando sua marca registrada.
Antes de estourar no cinema, Jim Carrey começou a fazer sucesso com a série de TV "In Living Color", entre 1990 e 1992. A produção revelou outros atores e comediantes como Chris Rock e Marlon Wayans.
O status de "astro de cinema", em Hollywood, começou em 1994, com três filmes de comédia e de muito sucesso no público.
Em 1994, Jim Carrey estrelou a comédia "Ace Ventura - Um Detetive Diferente", em que ele era o detetive trapalhão que tinha que recuperar o golfinho mascote do time de futebol americano Miami Dolphins.
No mesmo ano, Jim Carrey fez o caricato Stanley Ipkiss/Máskara no filme "O Máskara".
E, ainda em 1994, Jim Carrey fez o personagem Lloyd Christmas na comédia pastelão "Debi e Loide - Dois Idiotas em Apuros". Para dar veracidade ao personagem, ele tirou mesmo parte de um dente.
A continuidade deste "clássico do underground" - "Debi e Loide 2" - seria produzida apenas em 2014, mas com Jim Carrey ainda como o atrapalhado Lloyd Christmas.
Voltando à década de 1990, Jim Carrey teve o ano de 1995 também bastante agitado e produtivo.
Naquele ano, o ator esteve no filme "Batman Eternamente" como o vilão Edward Nygma/Charada (à esquerda). Mas as dificuldades de relacionamento com o ator Tommy Lee Jones (à direita, no papel de Duas Caras) tornaram-se notórias.
Ainda em 1995, Jim Carrey estrelou "Ace Ventura 2 - Um Maluco na África", como o detetive de animais que tenta recuperar um morcego albino muito especial.
Nos anos de 1996 e 1997, Jim Carrey fez mais duas comédias de sucesso: "O Pentelho", como o funcionário de TV a cabo Ernie "Chip" Douglas, e "O Mentiroso", como o advogado Fletcher Reede, que fica impossibilitado de mentir e passa por diversos perrengues.
Em 1998, Jim Carrey ganhou seu primeiro protagonista fora da comédia escrachada, como Truman Burbank, na comédia dramática "O Show de Truman - O Show da Vida".
Foi com "O Show de Truman" que Jim Carrey ganhou o primeiro Globo de Ouro, por Melhor Ator - Drama, de 1999.
O segundo Globo de Ouro viria no ano seguinte, como Melhor Ator - Comédia ou Musical, pelo papel Andy Kaufman/Tony Clifton, no filme "O Mundo de Andy".
A volta às comédias "clássicas" viria no ano 2000, como Charlie Baileygates/Hank Evans no filme "Eu, Eu Mesmo e Irene".
No mesmo ano, ele viveu "O Grinch", personagem clássico da época natalina: um ser verde e recluso, que odeia o Natal e tem a vida transformada por uma menina.
Jim Carrey, então, acumulou sucessos no cinema nos anos 2000, como em "Todo Poderoso" (2003), "Desventuras em Série" (2004), "Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças" (2004), "As Loucuras de Dick e Jane" (2005) e "Sim Senhor!" (2008).
Em 2007, reforçando a sua versatilidade, protagonizou um suspense dirigido por Joel Schumacher chamado "Número 23". Na trama, um homem fica obcecado pelo número, que ele encontra num livro obscuro.
Jim Carrey, porém, diminuiu o ritmo na última década. Seu sucesso mais recente foi no filme "Os Pinguins do Papai" (2011). Recentemente, em 2020 e 2022, fez o Dr. Ivo "Eggman" Robotnik nos filmes "Sonic The Hedgehog" e "Sonic The Hedgehog 2".