1/10 - Patricia Janecková - Cantora de ópera eslovaca. A soprano tornou-se famosa no país ao vencer um programa televisivo em 2010 e era considerada uma das mais talentosas artistas locais. Morreu aos 25 anos, vítima de câncer.
Muitas celebridades, brasileiras e estrangeiras, nos deixaram em 2023. O FLIPAR mostra, mês a mês, famosos que morreram neste ano. Vamos ver agora quem partiu em outubro de 2023.
1/10 - Patricia Janecková - Cantora de ópera eslovaca. A soprano tornou-se famosa no país ao vencer um programa televisivo em 2010 e era considerada uma das mais talentosas artistas locais. Morreu aos 25 anos, vítima de câncer.
6/10 - José Carlos Moreira Alves - Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi o jurista responsável por instalar em 1987 a Assembleia Nacional Constituinte, responsável por elaborar a Constituição de 1988. Morreu aos 90 anos por falência múltipla dos órgãos.
8/10 - Burt Young - Ator americano que ficou famoso por interpretar Paulie Pennino na franquia de filmes “Rocky”. Na história, o personagem era amigo do icônico lutador encarnado por Sylvester Stallone. Morreu aos 83 anos de causas não divulgadas.
10/10 - Keith Giffen - Famoso desenhista, criou personagens adorados pelos fãs das histórias em quadrinhos, como o “Besouro Azul”, da DC, e “Rocket Racoon”, da Marvel. Morreu aos 70 anos vítima de um derrame.
10/10 - Mark Goddard - Ator conhecido pelo papel do major Don West na clássica série “Perdidos no Espaço”. Morreu aos 87 anos por razões não reveladas.
11/10 - Phyllis Coates - Atriz americana muito lembrada por ter sido a primeira a interpretar a repórter Lois Lane em ‘Superman and the mole man”, primeiro longa-metragem de herói da DC Comic. Morreu aos 96 anos de causas naturais.
13/10 - Louise Glück - Poeta vencedora do Nobel de Literatura de 2020. De acordo com o júri da academia sueca, levou a premiação por sua “inconfundível voz poética que, com beleza austera, torna universal a existência individual”. Morreu aos 80 anos de causa não revelada.
13/10 - João Luiz Ribeiro - Primeiro ginasta a representar o Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos. O feito aconteceu em 80, na edição de Moscou, na então União Soviética. Sua morte aos 64 anos foi comunicada pela Confederação Brasileira de Ginástica.
14/10 - Piper Laurie - Atriz indicada ao Oscar por seu papel de protagonista em “Carrie, a Estranha”. Morreu aos 91 anos de causa não revelada.
15/10 - Suzanne Somers - Atriz conhecida pela personagem Chrissy Snow, da série “Um é Pouco, Dois é Bom, Três é Demais” (1977-1984). Morreu aos 76 anos, vítima de câncer.
16/10 - Martti Ahtisaari - Ex-presidente da Finlândia, venceu o prêmio Nobel da Paz em 2008 por mediar acordos em zonas de conflito na Indonésia, Irlanda do Norte e Kosovo. Morreu aos 86 anos de causa não divulgada.
21/10 - Bobby Charlton - Ex-jogador, um dos maiores nomes da história do futebol inglês. Ídolo do Manchester United, conquistou a Copa do Mundo pela Inglaterra em 1966. Em 1994, foi condecorado pela Rainha Elizabeth II com o título de Sir. Em 2020 foi diagnosticado com demência. Morreu aos 86 anos.
21/10 - Celso Vecchione - Guitarrista que fundou em 1967, ao lado do irmão Oswaldo, a Made In Brazil, tradicional banda de rock de São Paulo. Morreu aos 74 anos, vítima de um mal súbito.
22/10 - Cyva - Cantora, integrou o famoso conjunto vocal feminino Quarteto em Cy com as irmãs Cynara, Cybele e Cylene. Morreu aos 78 anos devido a um quadro de insuficiência respiratória.
24/10 - Richard Roundtree - Ator americano famoso por interpretar o detetive Jonh na franquia de filmes “Shaft”. Lutava contra um câncer no pâncreas e morreu aos 81 anos.
26/10 - Li Keqiang - Ex-primeiro-ministro da China, ocupou a chefia de gabinete na primeira década da presidência de Xi Jinping. Morreu de ataque cardíaco aos 68 anos.
28/10 - Matthew Perry - Ator de grande fama pelo papel de Chandler, na série “Friends”. Autópsia no corpo do artista apontou morte aos 54 anos em decorrência de “efeitos agudos de cetamina”.
29/10 - Danilo Santos de Miranda - Filósofo e sociólogo brasileiro. Foi personalidade central da cultura de São Paulo ao dirigir o Sesc por 40 anos. Foi o responsável por abrir diversas unidades da instituição no estado. Morreu aos 80 anos de causa não revelada.
31/10 - Roberto Szaniecki - Carnavalesco nascido na Polônia e naturalizado brasileiro. Trabalhou em diversas escolas de Rio de Janeiro e São Paulo. Duas vezes vice-campeão do Carnaval carioca com a Grande Rio. Morto aos 62 anos, sofria com complicações da diabetes.