2/8 - Maria Helena Dias - Atriz que trabalhou em diversas novelas de sucesso, como “A Rainha da Sucata”, “Tieta” e “Elas por Elas”. Afastada da televisão desde 2007, morreu aos 91 anos.
Muitas celebridades, brasileiras e estrangeiras, nos deixaram em 2023. O FLIPAR mostra, mês a mês, famosos que morreram neste ano. Vamos ver agora quem partiu em agosto de 2023.
2/8 - Maria Helena Dias - Atriz que trabalhou em diversas novelas de sucesso, como “A Rainha da Sucata”, “Tieta” e “Elas por Elas”. Afastada da televisão desde 2007, morreu aos 91 anos.
3/8 - Anamaria Carvalho - Ex-cantora que ficou conhecida como “Mulher de Branco”, era considerada uma das musas da bossa nova. Foi vizinha de Tom Jobim e casada com o compositor Marcos Valle. Anos após afastar-se da carreira artística, era avistada no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, vestida de branco com uma flor no cabelo fazendo performances. Morreu aos 75 anos vítima de pneumonia.
4/8 - Mark Margolis - Ator americano que se tornou famoso nos últimos anos por interpretar o traficante de drogas Hector Salamanca nas séries “Breaking Bad” e “Better Call Saul”. Morreu aos 83 anos de causa não divulgada.
7/8 - William Friedkin - Cineasta consagrado pelo sucesso estrondoso do filme "O Exorcista", de 1973, um marco no gênero de terror. Tinha 87 anos e a causa da morte não foi revelada.
9/8 - Robbie Robertson - Guitarrista canadense, foi um dos fundadores da The Band. Em 1976, iniciou carreira solo e construiu uma longeva parceria no cinema com Martin Scorsese. Estava em tratamento de doença não divulgada e morreu em Los Angeles aos 80 anos.
9/8 - Fernando Villavicencio - Candidato à presidência do Equador, foi assassinado com três tiros na cabeça ao sair de um comício em Quito, capital do País. O crime causou forte impactos nas eleições equatorianas. Jornalista, ele tinha 59 anos.
9/8 - Aderbal Freire Filho - Diretor de teatro, ator e apresentador, era casado com a atriz Marieta Severo desde o início dos anos 2000. Cearense, tinha 82 anos e enfrentava as sequelas de um AVC.
10/8 - Antonella Lualdi - Uma das divas do cinema italiano, estrelou filmes como “Il Viteloni”, de Federico Fellini, e “Pais e Filhos”, de Mario Monicelli. Com doença não divulgada, estava internada em hospital de Roma e morreu aos 92 anos.
13/8 - José Murilo de Carvalho - Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), considerado um dos maiores historiadores do país. Autor de 19 livros, como “A Cidadania no Brasil” e “A formação das almas”. Tinha 83 anos e estava internado com Covid em hospital no Rio de Janeiro.
15/8 - Léa Garcia - Atriz consagrada na TV, teatro e cinema. Foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes por "Orfeu Negro". Morreu aos 90 anos após sofrer um infarto.
17/8 - Mãe Bernardete - Ialorixá e líder quilombola, foi assassinada com 12 tiros no quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Bahia. De acordo com inquérito da Polícia Civil, o crime foi motivado por interesses do tráfico de drogas na região. Ela tinha 72 anos.
19/8 - Ron Cephas Jones - Ator norte-americano famoso pelo personagem William Hill da série “This is Us”. Morreu aos 66 anos em decorrência de problemas pulmonares, de acordo com a revista “People”.
23/8 - Yevgeny Prigozhin - Era chefe do Grupo Wagner, exército de mercenários da Rússia que atuou na invasão da Ucrânia. Sua morte aos 62 anos em um acidente aéreo gerou suspeitas. Isso porque dois meses antes ele liderou uma rebelião contra as forças armadas russas comandadas pelo presidente Vladimir Putin.
23/8 - Francisco Dornelles - Ex-senador, chegou a ocupar o cargo de governador do Rio de Janeiro durante afastamento de Luiz Fernando Pezão em 2018. Foi ministro nas presidências de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. Morreu aos 88 anos no Hospital Pro-Cardíaco, onde estava internado.
25/8 - Carlos Gonzaga - Cantor considerado um dos pioneiros do rock no Brasil. Ficou célebre por fazer adaptações de canções estrangeiras em português. Sua gravação mais famosa é de “Diana”, versão para registro original do canadense Paul Anka. Morreu aos 99 anos em Velletri, na Itália, de causa não divulgada.
26/8 - Dom Geraldo Majella - Arcebispo emérito de Salvador, foi um dos nomes mais importantes da igreja católica no Brasil. Desde o fim de 2022 estava em tratamento domiciliar devido a um AVC. Morreu aos 89 anos em Londrina, no Paraná.
26/8 - MC Marcinho - Conhecido como Príncipe do Funk, foi um dos maiores nomes do gênero. Autor de sucessos como “Glamurosa” e “Rap do Solitário”, morreu aos 45 anos de complicações cardíacas.
29/8 - Lana Bittencourt - Cantora que ganhou fama na era do rádio, foi apelidada de “A Internacional” por cantar em diversos idiomas. Sua gravação de “Se todos fossem iguais a você”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, ficou bastante conhecida. Morreu aos 91 anos após ser internada com infecção urinária.