Veja a lista de personalidades mortas em junho de 2023

Muitas celebridades, brasileiras e internacionais, nos deixaram em 2023. O FLIPAR mostra, mês a mês, famosos que morreram neste ano. Vamos ver agora quem partiu em junho de 2023.

3/6 - Jim Hines - Velocista americano, foi o primeiro atleta a correr os 100 metros abaixo dos 10 segundos. O feito ocorreu em 1968, ano em que conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos da Cidade do México. Morreu aos 76 anos de causa não divulgada.

UPI/Wikimedia Commons

5/6 - Astrud Gilberto - Ícone da Bossa Nova, a cantora e compositora morreu aos 83 anos. Ganhou fama internacional ao ser a voz da versão em inglês da icônica música "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Instagram @astrudgilberto

6/6 - Maurício Assumpção - Presidente do Botafogo entre 2009 e 2014, período em que o clube contratou o holandês Seedorf. No início de 2023, foi diagnosticado com câncer no sistema linfático. Ele morreu aos 60 anos.

Divulgação/Botafogo

7/6 - Iron Sheik - Lendário atleta americano de origem iraniana de wrestling (luta livre). Foi campeão mundial em 1983 e entrou para o Hall da Fama da modalidade. Morreu aos 81 anos de causa não revelada.

Nightscream/Wikimedia Commons

8/6 - Hélio Turco - Compositor que mais venceu a disputa para sambas-enredo da escola de samba Mangueira. Das 16 composições suas que foram para a avenida, seis acabaram campeãs. Morreu aos 87 anos de causas não divulgadas.

Reprodução/Instagram

9/6 - Alain Touraine - Respeitado sociólogo francês que foi próximo ao ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso e se interessava por assuntos do país. O intelectual morreu aos 97 anos de causas naturais.

José Cruz/Agência Brasil

10/6 - Ted Kaczynski - Criminoso apelidado de “Unabomber”. Matemático formado em Harvard, foi condenado à prisão perpétua pela morte de três pessoas e ferimento de outras 23 ao promover uma série de ataques a bomba. Foi encontrado morto aos 81 anos em sua cela em uma prisão federal em Butner, na Califórnia do Norte.

Divulgação FBI

12/6 - Treat Williams - O ator morreu aos 71 anos em acidente de moto no estado de Vermont, nos Estados Unidos. Foi três vezes indicado ao Globo de Ouro por atuações em "Hair", "O Príncipe da Cidade" e "A Streetcar Named Desire".

Youtube/Netflix

12/6 - Silvio Berlusconi - Ex-primeiro-ministro da Itália, morreu aos 86 anos após ficar internado por uma infecção pulmonar. Foi dono de diversas empresas, além de ter comprado o clube de futebol Milan em fevereiro de 1986.

15/6 - Glenda Jackson - Atriz britânica laureada com duas estatuetas do Oscar por atuações em “Mulheres Apaixonadas” (1969) e “Um Toque de Classe” (1973). Em 1992, trocou a carreira artística pela política e foi eleita parlamentar pelo Partido Trabalhista. Morreu aos 87 após “uma breve doença”, segundo nota da família.

Studio Publicity/Wikimedia Commons

15/6 - Luiz Schiavon - Tecladista e fundador da RPM, uma das bandas de rock mais bem sucedidas da história da música brasileira. Morreu aos 64 anos devido a complicações de um procedimento cirúrgico.

Leo Acevedo/Divulgação

15/6 - Donald Triplett - Americano conhecido como o primeiro paciente do mundo a ser diagnosticado com autismo, em 1943. Na literatura científica, foi denominado Donald T. Sua morte, aos 89 anos, foi comunicada à imprensa pela família.

Ylevental/Wikimedia Commons

16/6 - Daniel Ellsberg - Ex-analista militar americano famoso por vazar em 1971 os chamados "Documentos do Pentágono” com detalhes confidenciais sobre a Guerra do Vietnã. O cineasta Steven Spielberg contou a história no filme “The Post - A Guerra Secreta” (2017). Morreu aos 92 anos.

Christopher Michel/Wikimedia Commons

19/6 - Paulo Roberto Martins - Comentarista esportivo conhecido pelo apelido “Morsa”. Trabalhou em diversos veículos de comunicação de rádio e TV, como as dos grupos Globo e Bandeirantes. Morreu aos 78 anos de infarto.

Divulgação/Bandeirantes

21/6 – Lucia Hippolito – Jornalista, historiadora e cientista política. A profissional recebeu diversos prêmios, entre eles o "Comunique-se" em duas oportunidades na categoria Jornalismo Político e o "Troféu Mulher Imprensa 2010" na categoria Comentarista ou Colunista de Rádio. Ela morreu aos 72 anos vítima de câncer.

Zé Paulo Cardeal/ TV Globo

24/6 - Julian Sands - Ator britânico famoso por filmes como “Aracnofobia”, “Mistérios e Paixões” e “Despedida em Las Vegas”. Sua morte aos 65 anos foi confirmada pela polícia dos Estados Unidos cinco meses depois de seu desaparecimento durante uma trilha no monte Baldy, na Califórnia.

Reprodução

25/6 - John Bannister Goodenough - Cientista vencedor do Nobel de Química de 2019 por seu papel no desenvolvimento da revolucionária bateria de íons de lítio (usadas em smartphones e carros elétricos). Morreu aos 100 anos, de acordo com comunicado da Universidade do Texas.

Embaixada dos Estados Unidos na Suécia

29/6 - Alan Arkin - Ator vencedor do Oscar por “Pequena Miss Sunshine”, interpretou Charles Burke Elbrick, embaixador americano sequestrado por guerrilheiros, no filme brasieiro “O que é isso companheiro?”. Morreu aos 89 anos de causa não revelada.

Divulgação

29/6 - Alysson Paolinelli - Ministro da Agricultura nos anos 70, foi um dos criadores da Emrpesa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Estava internado em estado grave e acabou morrendo aos 86 anos.

Divulgação/Abramilho

Veja mais Top Stories