Com isso, a despedida da monarca, que governou o Reino Unido (e países vinculados) por 70 anos, teve a maior audiência da história.
A empresa de pesquisas alemãs Statista estimou em 4,1 bilhões o número de pessoas que acompanharam a transmissão do funeral da Rainha Elizabeth II.
Com isso, a despedida da monarca, que governou o Reino Unido (e países vinculados) por 70 anos, teve a maior audiência da história.
O funeral transmissão ao vivo por TV, rádio e internet. Na Inglaterra, a cerimônia também foi exibida em telões espalhados pela capital Londres e em mais de 100 cinemas britânicos.
Veja a relação dos eventos que mais atraíram a curiosidade do público, segundo o levantamento da Statista.
Em 2º lugar, aparece a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Atlanta, no estado da Georgia (EUA), em 1996. Foi vista por 3,6 bilhões de pessoas.
A competição - também chamada de Jogos Olímpicos de Verão de Atlanta - foi a 26a edição e marcou os 100 anos das Olimpíadas na Era Moderna.
Os jogos em Atlanta foram disputados entre 19 de julho e 4 de agosto de 1996. Ao todo, 197 Comitês Olímpicos enviaram delegações. Foram 10.318 atletas, competindo em 30 esportes.
Em 3º lugar, a maior audiência foi do funeral da Princesa Diana, mulher do Príncipe Charles (hoje Rei Charles III). Foi visto por 2,5 milhões de pessoas.
Nascida em 1/7/61, Diana morreu aos 36 anos, em 31/8/1997,num acidente de carro em Paris. Ela estava divorciada do marido, que mantinha relação - desde aquela época - com Camilla Parker Bowles (hoje rainha consorte de Charles III).
Diana estava com o namorado, o milionário egípcio Dodi Al-Fayed, que também morreu. O funeral de Diana causou comoção mundial.
O 4º campeão em audiência é o mega-evento beneficente Live 8, série de shows entre 2 e 6 de julho de 2005 nos países do G8 e na África do Sul. Uma audiência de 2 bilhões de pessoas.
O objetivo do evento era sensibilizar os países ricos para o perdão de dívidas das nações pobres e para a negociação de regras de comércio mais justas.
Mais de 1.000 músicos tocaram no evento. Entre eles, Bono Vox e Paul McCartney (foto). Os shows foram transmitidos em 182 redes de televisão e 2.000 estações de rádio.
Em 5º lugar está mais um evento da Realeza Britânica: o casamento do Príncipe Harry com a atriz Meghan Markle, em 2018. Foi visto por 1,9 bilhão de espectadores.
O casamento foi na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, na Inglaterra, em 19/5/2018.
Meghan Markle é a segunda norte-americana e a primeira pessoa multirracial a se casar com um membro da família real britânica.
Em 6º lugar, fica a final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, acompanhada por 1,1 bilhão de espectadores.
A grande decisão do Mundial foi entre França e Croácia no dia 15/7/2018, no estádio Lujniki, em Moscou.
A França venceu por 4 a 2, com gols de Mandzukic (contra), Pogba, Griezmann e Mbappé. Foi o segundo título de Copa para a França (o outro foi em 1998).
Em 7º lugar, vem o funeral de Muhammad Ali em 2016, assistido por 1 bilhão de espectadores.
O pugilista campeão, nascido Cassius Clay e convertido ao Islã, morreu em 3/6/2016, aos 74 anos, com problemas respiratórios.
Ali foi um dos maiores desportistas de todos os tempos, ícone no boxe, campeão mundial e medalhista olímpico.
Na escolha de Pelé como "Atleta do Século", título concedido pela imprensa francesa, Muhammad Ali ficou em 2º lugar, tamanha sua relevância no esporte.
Em 8º lugar, está o pouso da nave espacial Apollo 11 na Lua, em 1969, visto por 652 milhões de pessoas - o que, levando-se em conta a época (com a televisão incipiente), é um número espantoso. Havia 3,6 bilhões de pessoas no planeta.
Os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin pousaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min UTC.
A alunissagem foi transmitida ao vivo mundialmente pela televisão. Armstrong pisou na superfície lunar e falou palavras que ficaram famosas: "É um pequeno passo para [um] homem, um passo gigante para a humanidade".
Em 9º lugar, o casamento do Príncipe William com Kate MIddleton teve 300 milhões de espectadores, em 29 de abril de 2011.
E em 10º lugar, o funeral do presidente americano John Kennedy, assassinado no Texas, foi visto por 180 milhões de pessoas, em 25/11/1963.