A atriz Fernanda Montenegro foi eleita a mulher mais admirada do Brasil em 2023 numa pesquisa divulgada em junho de 2023. O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu.
Em segundo lugar na pesquisa, ficou a ex-primeira-dama do Brasil Michelle Bolsonaro.
Depois aparecem, nesta ordem, Ivete Sangalo (foto) , Anitta, Ana Maria Braga, Dilma Rousseff, Marina Silva, Taís Araújo, Gisele Bündchen e Maria da Penha.
A pesquisa foi realizada com 1.506 pessoas, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. O resultado, porém, só foi divulgado em 16/6.  Fernanda ganhou pelo quarto ano seguido, o que só reforça o quanto ela é admirada no país.
Fernanda Montenegro faz 94 anos neste 16/10/2023.  Relembre a carreira dessa mulher tão admirada.
Fernanda Montenegro nasceu em 16/10/1929, no Rio de Janeiro. Seu nome de batismo, porém, é  Arlette Pinheiro Monteiro Torres. Aos 15 anos, ela fez um concurso para ser locutora da Rádio Ministério da Educação e Saúde, atual Rádio MEC.
Ela foi aprovada e não demorou muito para também se interessar por radionovelas. Logo, resolveu adotar o nome artístico de Fernanda Montenegro e também a dar aulas de português para estrangeiros, como forma de melhorar os rendimentos. 
Em 1950, ingressou no teatro. No ano seguinte, foi a primeira atriz contratada da recém criada TV Tupi. Já em 1954, transferiu-se para a Record e participou, entre outras, da primeira novela da história da emissora. Em 56, voltou para a TV Tupi, onde fez mais novelas e teleteatros.
Ela conta a história de um garoto pobre e analfabeto que ficou órfão da mãe e agora quer ir pro Nordeste atrás do pai. Dora, a personagem de Fernanda, então o ajuda nessa missão.
Fernanda Montenegro é amplamente reconhecida como a maior atriz da história brasileira de todos os tempos. Ela é famosa até fora do Brasil, o que é algo muito difícil para atores. São 91 prêmios, além de 119 indicações, incluindo um para o Oscar.
Muito por conta disso, ela acabou ficando famosa internacionalmente. Este trabalho também a fez ganhar, em 1998, o Urso de Prata, do Festival de Berlim.
Mesmo aos 93 anos, ela ainda exibe muita física saúde e mental, embora esteja optando por trabalhar menos. No ano passado, por exemplo, ela recusou o papel em uma novela e deixou a Rede Globo para pensar mais em cinema e teatro.
Em 2021, por exemplo, ela foi a primeira atriz a entrar na Academia Brasileira de Letras. Ela ainda é a primeira mulher a ocupar a cadeira 17 deste seleto time fundado por Machado de Assis em 1895.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!