Morte precoce: Famosos que foram assassinados

O assassino, Mark Chapman, se dizia fã do cantor e chegou a receber um autógrafo, horas antes de cometer o crime. Lennon o atendeu na saída do edifício Dakota, foi para o estúdio com a esposa e, ao voltar, foi baleado pelo criminoso que o aguardava na porta. Dos 5 tiros, 4 atingiram Lennon: dois nas costas e dois nos ombros.

reprodução de TV

Chapman declarou que matou John Lennon para ficar famoso. Ele ficou esperando a polícia chegar e foi preso no local do crime. Com o passar do tempo, fez vários pedidos para obter liberdade condicional. Mas a justiça americana nunca concedeu o benefício.

reprodução de TV

Em 2018, a esposa de Chapman, Gloria Abe (na foto com ele), revelou que o marido havia comentado que pretendia assassinar Lennon. Mas ela não achava que ele chegaria a este ponto. Apesar dos apelos da família pelo divórcio, Gloria manteve o casamento e passou a morar perto da penitenciária.

reprodução de TV

Assim como Lennon, outras personalidades na área cultural foram assassinadas. Veja algumas.

Marvin Gaye - Cantor e instrumentista de R&B e soul, ganhou fama nos anos 60 e tornou-se um dos mais populares do gênero. Em 1982, lançou Sexual Healing, hit que lhe rendeu 2 Grammy. Com vida familiar conturbada, foi morto a tiros pelo pai, com um revólver que ele mesmo tinha lhe dado.

Reprodução

Peter Tosh - O cantor tinha 42 anos e havia acabado de ganhar um Grammy por seu disco de reggae quando foi morto pela gangue de Dennis Leppo, ex-presidiário que ele havia ajudado na busca por emprego. Leppo foi condenado a prisão perpétua.

Reprodução

Tupac Shakur - O rapper de 25 anos foi morto a tiros dentro do carro, no trânsito, depois de uma briga, em 7/9/1996, em Las Vegas. Ele também era DJ e tocava piano. Teve nove anos de carreira.

YouTube clipe Changes

Pier Paolo Pasolini - O cineasta italiano, ganhador de prêmios europeus nos anos 1960 e 1970, foi espancado e atropelado, aos 53 anos, em 2/11/1975. O assassino Pino Pelosi, de 17 anos, alegou que houve briga por causa de sexo. Após cumprir pena, ele disse que foi forçado a confessar um crime que não cometeu.

Dominio Publico Wikimedia Commons

Sharon Tate - A atriz e modelo americana de 26 anos, casada com o cineasta Roman Polanski, estava grávida quando foi morta a tiros e facadas por fanáticos seguidores de Charles Manson, em 9/8/69. Os criminosos cumprem prisão perpétua, exceto Linda Kasabian, que contou tudo em troca de imunidade.

Wikimedia Commons

Christina Grimmie - A cantora americana, cujo talento musical se manifestou na infância, tinha 22 anos quando foi morta por Kevin Loibl, fã obcecado, que ficou com ciúme ao ver uma foto de Christina com o namorado. Em 10/6/2016, ele a matou a tiros após um show em Orlando e se suicidou.

instagram/@therealgrimmie

Rebecca Schaeffer - A atriz americana, de 21 anos, foi morta por Robert Bardo, fã obcecado, que não parava de mandar cartas e de persegui-la. Ele chegou a contratar detetive para monitorá-la. Em 17/7/1989, ele foi à casa da atriz e ela abriu a porta achando que era um entregador. Ele a matou com um tiro no peito.

Reprodução TV

Selena Quintanilla-Pérez - Americana de ascendência mexicana, eleita pela Billboard a "melhor cantora dos anos 90", foi morta a tiros, em 31/3/95 pela líder do fã-clube, envolvida em fraudes. Mesmo ferida, a cantora correu e revelou o nome da assassina na recepção do hotel. Tinha 23 anos.

Reprodução Youtube

Dimebag Darrell - Filho de um músico country, o guitarrista americano optou pelo heavy metal e destacou-se nas bandas Pantera e Damageplan. Em 8/12/2004, foi morto a tiros, aos 38 anos, durante um show em Ohio por Nathan Gale. Ele baleou outras 15 pessoas, matando três. Foi morto pela polícia.

Instagram Official Dimebag Darrell

Robert Knox - O ator britânico morreu esfaqueado, aos 18 anos, ao defender o irmão durante um assalto em 24/4/2008. Karl Bishop foi condenado à prisão perpétua. Robert começava uma carreira promissora. Gravou, dias antes, Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Intérprete de Marcus Belby, não viu o lançamento do filme.

Reprodução Warner Bros

Leon Eliachar - Escritor brasileiro, nascido no Egito, veio para o Brasil menino. Começou a carreira aos 19 anos e trabalhou em vários jornais. Foi morto com um tiro no rosto, em 29/5/1987, aos 64 anos, pelo pistoleiro Roy Baumer (que foi preso)a mando de um fazendeiro com ciúme da mulher.

Reprodução

Theo van Gogh - Cineasta holandês, foi morto aos 47 anos, em 2/11/2004, por um terrorista islâmico. Bisneto homônimo de Theo, irmão do pintor Vincent van Gogh, ele era crítico do Islã e apoiava Ayaan Hirsi Ali (defensora dos direitos das muçulmanas). Foi baleado e esfaqueado a caminho do trabalho.

Thomas Kist - wikimedia commons

Federico Garcia Lorca - Poeta e dramaturgo, simpático ao Socialismo, foi vítima da Guerra Civil Espanhola, preso por fascistas sob alegação de que ele era mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver. Morreu fuzilado em 18/8/36, aos 38 anos.

Wikimedia Commons

Euronymous - O guitarrista norueguês atuou na Banda Mayhem, apresentando-se com corpse paint. Pioneiro no Heavy Metal nórdico, destacou-se no Black Metal norueguês. Foi morto a facadas aos 25 anos, em 10/8/93, por Varg Vikernes, músico da Banda Burzum, que cumpriu pena de 15 anos pelo crime.

Reprodução

The Notorious B.I.G - O rapper, cujo nome era Christopher Wallace, foi morto a tiros, aos 24 anos, por assassinos que emparelharam com o carro do cantor, em Los Angeles. Após o sucesso do álbum Ready To Die, ele estava no auge da curta carreira (5 anos). Eleito Rapper do Ano pela Billboard.

Divulgação Bad Boy Records

Rodrigo Netto - O guitarrista da Banda Detonautas, de 29 anos, foi morto por assaltantes no Rio de Janeiro, em 4/6/2006, quando retornava de uma festa. Rodrigo estava no carro com o irmão e a avó, no Rocha, zona norte da cidade. Criminosos em um carro tentaram interceptá-lo, ele seguiu em frente e foi baleado.

Instagram Oficial Detonautas

Veja mais Top Stories