4 dicas para comprar o presente de Dia dos Namorados pela internet
Redação EdiCase
4 dicas para comprar o presente de Dia dos Namorados pela internet

Comemorado no Brasil no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma data tradicional em que os casais costumam trocar presentes. Criado pelo então publicitário João Dória para alavancar as vendas neste período, que antes era considerado “parado”, a data tornou-se uma das principais celebrações para o setor de varejo, principalmente nas plataformas on-line.

Segundo uma pesquisa do MindMiners para a Globo, de 2022, os canais digitais estão em primeiro lugar na preferência dos consumidores para realizar compras em dias sazonais, e com o Dia dos Namorados se aproximando, a tendência é que a demanda por estes canais torne-se ainda maior.

Pensando nisso, Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais (empresa de gestão de negócios on-line para indústrias e importadores em marketplaces), pontua o que deve ser levado em consideração na hora de fechar negócio. Veja!

1. Escolha um site confiável

A procura pelo e-commerce ideal é muito importante para não haver nenhum tipo de frustração na hora de comprar o presente para a pessoa amada. Antes de realizar qualquer negociação, é necessário checar alguns pontos para saber se o site é seguro. 

“A reputação de uma loja on-line é o ‘termômetro’ de satisfação dos clientes, com isso, é possível saber se aquele e-commerce é, de fato, uma boa escolha. Além de um bom preço, a forma mais comum de atrair os consumidores é o bom atendimento. Quando a plataforma está com uma boa reputação, normalmente os clientes se sentem mais confortáveis em realizar suas compras, pois sabem que outras pessoas já adquiriram produtos naquela loja e não tiveram impasses na negociação”, explica Rodrigo Garcia. 

2. Fique de olho nos kits especiais

Nessas datas comemorativas, é comum os vendedores criarem kits temáticos, o que acaba tornando o presente ainda mais especial. “É natural encontrarmos diversos kits com produtos relacionados a um dia muito esperado pelos consumidores. Em alguns sites, é possível o cliente montar a própria cesta de presentes com os itens que deseja, e pode ser que ganhe descontos, por levar mais de um produto”, diz o profissional.

Verificar as avaliações dos produtos evita surpresas na hora da entrega (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

3. Verifique as avaliações do produto

Uma forma de garantir – através da internet – que o produto é de boa qualidade é analisando as avaliações que ele recebeu dos antigos compradores. Checar a nota e os comentários que o item obteve é o jeito mais fácil de tirar as possíveis dúvidas. “Pesquisar os comentários antes de colocar o produto no carrinho é uma ótima iniciativa para não gerar nenhuma frustração no recebimento/entrega do produto. Afinal, todo mundo gosta de ser surpreendido com algo legal”, diz Rodrigo Garcia.

4. Pesquise sobre a política de troca

Antes de finalizar uma compra, é imprescindível que o cliente esteja ciente de como funciona a política de troca e devoluções da plataforma. Dessa maneira, se for preciso utilizar o serviço, ficará mais fácil de resolver. “Checar se o procedimento a ser seguido para a troca ou devoluções é algo burocrático pode evitar muita ‘dor de cabeça’. Algumas plataformas disponibilizam estes serviços de forma gratuita, o que é muito positivo para os compradores, pois eles não precisam arcar com mais um custo em cima do que já foi gasto”, finaliza Rodrigo Garcia.

Por Beatriz Bradley Moreira

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