Em 16 de outubro de 2022, a atriz brasileira Fernanda Montenegro completa 93 anos. Grande referência nacional no cinema, na TV e no teatro, a artista tem mais de 70 anos de carreira. Inclusive, atuou em longas marcantes do cinema brasileiro. Em 2021, a atriz foi “imortalizada” em cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras (ABL), quando recebeu a Cadeira 17 da Academia.
Além disso, Fernanda Montenegro já foi indicada ao Oscar de ‘Melhor Atriz’ por sua atuação no filme “Central do Brasil”, de 1998. Também foi a primeira brasileira a receber o Emmy Internacional de ‘Melhor Atriz’ por “Doce Mãe”, em 2013.
Para celebrar a vida da artista, listamos 3 produções que marcaram a sua trajetória no cinema.
1. Central do Brasil (1998)
O filme conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil, estação ferroviária no Rio de Janeiro. Ela decide ajudar Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos que sonha em encontrar o pai, depois que a mãe morre em um acidente. Dora, então, acolhe Josué e o leva para o interior do Nordeste em busca do pai.
2. Doce de Mãe (2012)
Dona Picucha é uma senhora de 85 anos muito bem-humorada e animada. Porém, a vida dela e dos quatro filhos (Sílvio, Elaine, Fernando e Susana) muda completamente quando Zaida, empregada doméstica e sua amiga, anuncia que vai se casar e deixará o emprego. Zaida trabalha na casa há 27 anos e sempre cuidou de Dona Picucha. A partir disso, os filhos começam a se perguntar quem cuidará da mãe. O longa virou minissérie e, em 2015, levou o Emmy Internacional na categoria de ‘Melhor Comédia’.
3. O Auto da Compadecida (2000)
A trama conta as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos que vivem se metendo em confusão para conseguir ganhar dinheiro. No filme, Fernanda Montenegro interpreta a Compadecida (Nossa Senhora Virgem Maria). Ela é convocada para ajudar João Grilo no momento de seu julgamento final. O filme é baseado na peça teatral de Ariano Suassuna.