‘Regra dos 5 segundos’ é técnica comprovada para apaziguar DR de casal
DA REDAÇÃO
‘Regra dos 5 segundos’ é técnica comprovada para apaziguar DR de casal

A

vida a dois sempre tem seus desafios. Há dias em que até um motivo bobo pode se transformar em uma grande discussão . As coisas ganham dimensões maiores do que o esperado e, em certo momento, o casal já nem se lembra direito como e o porquê tudo começou. Acontece.

Porém, tudo isso poderia ser evitado se ambos tivessem parado para dar uma respirada por apenas 5 segundos durante a discussão. Sim, este curto período é o suficiente e tão eficaz quanto pausas de 10 ou 15 segundos para ajudar a neutralizar uma discussão. É o que concluiu estudo publicado em agosto de 2024 no jornal Communications Psychology sobre ‘regra dos 5 segundos’ .

Como explica a reportagem da Forbes , para testar os níveis de agressividade, os pesquisadores submeteram casais a 30 rodadas de um jogo. Eles ficavam um de frente com outro enquanto usavam fones de ouvido. Quem vencia o jogo podia enviar um som desagradável nos fones do perdedor e escolher o volume do áudio. Os participantes foram divididos em grupos e o tempo para enviar o som variava entre eles: um grupo podia mandar o som logo após vencer o outro, já o restante dos grupos precisavam esperar entre 5, 10, 15 segundos antes de acionar o som.

Continua após a publicidade

Percebeu-se que o comportamento agressivo dos casais — ou seja, o volume do som que eles escolhiam — estava fortemente ligado ao estado emocional deles. E, nos grupos que as pessoas precisavam esperar para agir, as respostas agressivas diminuíram significativamente – independente do tempo de espera (5, 10 ou 15 segundos). Então, sim, uma pausa de 5 segundos foi tão eficaz quanto as mais longas.

Mas vale ressaltar que essa estratégia tem limites e vale para discussões cotidianas, como explica a pesquisadora Annah McCurry em entrevista ao The Guardian: “ela é destinada a gerenciar conflitos de nível inferior, evitando sua escalada para brigas mais sérias causadas por excitação emocional negativa e baixa capacidade de regulação emocional”. Essa abordagem não se aplica a cenários de violência doméstica, viu?

E aí, o que achou da ‘regra dos 5 segundos’ para aplicar no seu relacionamento?

Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!