‘Ansiedade’ é a palavra que melhor descreve 2024, segundo os brasileiros
DA REDAÇÃO
‘Ansiedade’ é a palavra que melhor descreve 2024, segundo os brasileiros

Q

ual termo melhor representa 2024 na sua opinião? Para 22% dos brasileiros que participaram da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Ideia com a empresa de marketing Cause e o aplicativo PiniOn, ‘ansiedade’ é a palavra do ano . Em segundo lugar ficou resiliência (21%), seguida de inteligência artificial (20%), incerteza (20%) e extremismo (4%).

Desde 2017, esse levantamento busca, por meio dos principais termos, capturar o espírito e destacar os temas que mais mobilizaram no período em questão. Neste ano, por exemplo, ansiedade reflete o “espírito de uma era de transformações rápidas e, muitas vezes, desorientadoras” , como explica Leandro Machado, cientista político e sócio-fundador da CAUSE, em entrevista à CNN Brasil .

Ele explica que “a pressão da economia, a presença crescente da inteligência artificial e as ameaças ambientais formam um cenário em que a população sente que está sempre um passo atrás, buscando equilíbrio em um futuro cada vez mais incerto”. Por isso, “ansiedade” faz tanto sentido nesse contexto.

Continua após a publicidade

Mas, para chegar ao resultado da palavra do ano, primeiro, um grupo de especialistas das área s de comunicação e ciências sociais definiu termos que capturam as dinâmicas e preocupações de 2024. Depois, a pesquisa consultou 1.538 brasileiros de todas as regiões do país, com base em uma amostra representativa da população brasileira a partir de dados do Censo 2022 do IBGE e da PNAD contínua de 2024.

Em 2023, o termo escolhido foi “mudanças climáticas” e, em 2022, foi “esperança” – diante da expectativa de um novo governo por meio das eleições. Em 2020, no cenário de pandemia, a palavra escolhida foi “luto”, já em 2021 “vacina” foi o destaque.

O que é ansiedade?

A ansiedade é caracterizada como uma preocupação intensa, excessiva e persistente, que envolve o medo de situações cotidianas, mas que sequer aconteceram. Ela é muito baseada em pensamentos disfuncionais, que nem sempre são reais, e tendem a ser generalistas e catastróficos.

Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!