D
ezembro é um mês reflexivo. Nas redes sociais , por exemplo, sempre aparece uma trend que funciona como uma retrospectiva do ano. Dessa vez, a galera tem compartilhado fotos de momentos especiais que viveram neste ano com a legenda: “como vou ser triste se, em 2024, eu…”, elencando suas conquistas e alegrias.
Na maioria dos posts, o pessoal falou de viagens, formaturas, casamentos, compras e festas. De anônimos a famosos, muita gente viu a trend como uma forma de agradecer por tudo de bom que conquistou e viveu no ano. E, sim, apesar dos desafios que sempre aparecem, rolou muita coisa legal que vale celebrar – o que é super válido.
Por outro lado, uma galera desabafou que, ao ver os vídeos dessa trend, ficou se comparando e até teve a sensação de que não fez nada de interessante, ou de que parece que o ano de todo mundo foi bom, menos o seu. “Essa trend me dá vários gatilhos: faz eu ficar procurando motivos para 2014 ter sido incrível, e não conseguir achar é complicado”, escreveu uma usuária em um vídeo sobre o tema.
Além disso, alguns jovens destacaram o fato de que a internet apresenta realidades, econômicas e sociais, completamente diferentes, e isso pode ser mais um motivo para as comparações que os vídeos induzem serem ainda mais “injustas”.
Outro aspecto levantado sobre a trend é que não devemos “negar a tristeza”, como explicou uma usuária chamada Esthela em um vídeo no TikTok : “se seu ano de 2024 não foi tão bom e você tem motivos de sobra para se sentir mal, permita sentir essa tristeza. É NORMAL não estar alegre o tempo todo”, escreveu na legenda.
@esthelaversoSe o seu ano de 2024 não foi tão bom e você tem motivos de sobra para se sentir mal, permita sentir essa tristeza. É NORMAL não estar alegre o tempo inteiro. #fyp #paravoce #tiktalk #trend
♬ som original – Esthela – Esthela
@apartamento.44m
Como eu vou ser triste se esse ano eu …. Vamos falar sobre essa trend ? Você pode ter conquistado muitas coisas e mesmo assim se sentit triste . Você tambem pode nao ter conquistado o que queria e ta tudo bem ! A vida nao flui igual para todos ao mesmo tempo . E tem mais NINGUÉM MOSTRA A VIDA 100% real na internet, nos mostramos o que queremos mostrar , aqui é apenas um recorte da vida . Nao se cobre tanto assim ! #comoeuvousertriste #trend #saudemental #comparacao #vidareal #restrop2024 #como #psicologia #psicologa #saudemental #ansiedade #depressao
♬ som original – @apartamento.44m
Alguns usuários rebateram esse ponto de vista dizendo que as pessoas estão “problematizando a felicidade alheia” e que não deveriam achar ruim as pessoas terem tido um ano feliz e estarem agradecidos por isso.
Continua após a publicidadePara além de decidir um lado ou outro nessa discussão, vale esclarecer que não há problema compartilhar relatos ou situações boas nas redes, mas é preciso lembrar que ninguém tem a vida perfeita e que vive apenas momentos felizes.
Se você não viveu tantas coisas legais como gostaria ou passou por tempos muitos difíceis em 2024, isso não significa, necessariamente, que seu ano foi ruim. O oposto também vale: se seu ano foi muito bom, isso também não significa que você não pode ficar triste.
E aí, o que acha de toda essa discussão?
Publicidade