C
érebro podre? Nesta segunda-feira (02), o Dicionário Oxford divulgou que a palavra do ano de 2024 é “brain out” , que traduzida do inglês significa “podridão cerebral” ou “cérebro podre” . A expressão designa “a deterioração da mente de uma pessoa ou do estado de seu intelecto”, explica o anúncio oficial. Ela é causado por processos causados pelo consumo excessivo de material, em especial online, trivial, superficial e que não seja desafiante – ou seja, que não estimule a mente.
No levantamento do Dicionário Oxford foi apontado que “brain rot” teve 130.000 procuras pelo significado do seu termo neste ano e, de 2023 para 2024, o aumento desta busca representou cerca de 230%.
Embora a especificação do conteúdo superficial seja do ambiente digital, “brain rot” é uma expressão antiga, usada pela primeira vez no livro “Walden” , de Henry David Thoreau , em 1854 .
Na época, a expressão surgiu de uma metáfora com o apodrecimento de batatas na Inglaterra em uma tentativa de mostrar como pensamentos, ideias e reflexões mais profundas e complexas não eram valorizadas da forma que mereciam
Em um trecho compartilhado no anúncio, o autor reflete: “Enquanto a Inglaterra se dedica para curar o apodrecimento das batatas, não haverá empenho na busca pela cura da podridão cerebral?” .
Já em 2024, sem a referência ao apodrecimento de batatas, o Dicionário acredita que o termo tenha voltado a ficar em alta pela “preocupação com o impacto trazido por tantos conteúdos de baixa qualidade on-line” – uma observação similar a de Thoreau no século XIX, apesar do contexto diferente.
Além de “brain rot”, o Oxford indicou que as palavras “demure” (comportamento ou aparência discreta; reservada), “lore “ (conhecimentos variados ou histórias sobre um tema específico), “romantasy” (gênero literário de romance com fantasia), “slop” (produção feita por inteligência artificial de baixa qualidade) e “dynamic pricing” (variação de preço de acordo com a demanda) também se destacaram em 2024.
E aí, você já tinha ouvido falar em “brain rot”?