E
m tempos de daily’s , a linha que separa o que deve ser exposto na internet e o que deve ser mantido no offline está perdendo cada vez mais a nitidez. Um caso viralizado no TikTok , no último fim de semana, trouxe à tona essa discussão sobre exposição e privacidade – e temos aqui pontos importantes a serem pensados.
No vídeo em questão, professora de pilates Mariana Dias conta que está indo para o salão de beleza pintar as unhas de branco pela quinta vez, na expectativa de que o namorado a peça em casamento. Eles estão juntos há seis anos, e já haviam estipulado que o pedido de casamento deveria acontecer em até um ano e meio – prazo que acabou recentemente.
O vídeo de Mariana, quatro dias após ser publicado, já acumula 6,1 milhões de visualizações e inúmeras repostagens ou vídeos comentando sobre, por vezes zombando da situação ou, em outras, a aconselhando.
@dramarianadiasA saga da unha branca #viral #noiva #fy
Um dos vídeos dessa correnteza de respostas se sobressaiu e, no próprio vídeo de Mariana, uma galera sugeria que ela fosse conferir o vídeo compartilhado por Zabela , conhecida por seu jeito sincero e direto.
Nele, a criadora de conteúdo reflete sobre o que entendemos como amor, como o aceitamos e em quais situações que nos colocamos em nome dele. Zabela questiona em determinado momento, questiona por que Mariana se coloca na situação de determinar uma data limite para algo que é tão importante para ela, quanto noivar e, mesmo assim, em todo esse tempo desde a conversa do prazo, não haver o pedido.
Continua após a publicidade@zabelacomz7Cada um com o seu ( depois de falar horrores) #videos #fyp #casamento #fy
Nesse último fim de semana, inclusive, o pedido esperado por Mariana ainda não veio. Esse fato, somado à fração da vida que foi compartilhada deu às pessoas na rede tamanha sensação de liberdade que não só a postura de Mariana foi analisada, como seu próprio relacionamento de seis anos , que, segundo algumas usuárias, é formato por um homem que não gosta dela ou não liga para ela.
Nos dias seguintes à postagem inicial, a professora de pilates ainda fez outras publicações esclarecendo o vídeo e refletindo sobre a viralização e cancelamento dela e de seu relacionamento. Em uma dessas postagens, ela lembra que as pessoas não sabem nada da minha vida com um vídeo de um minuto e meio. “A gente vive muito bem, a gente não se odeia como algumas pessoas estão dizendo, ele não me odeia, eu não odeio ele, não tô forçando ele a nada, ele vai fazer o que ele quiser e se ele quiser, eu não vou pedir ele em casamento também”.
@dramarianadiasRespondendo a @Milena Luz parte 2
Em outra publicação, ela comenta ter visto diversos vídeos sobre ela e que aprendeu duas lições a partir disso, sendo a primeira “não fale sobre sua vida” – um aprendizado que ainda vai ser testado por uma galera, até porque, não é fácil estabelecer o que é postado ou não, muito menos o que pode viralizar ou não, né?
Continua após a publicidade@dramarianadiasSem ser casamento, qq vcs querem ver aqui?
Para além dos conselhos e alertas que o vídeo da Mariana trouxe, é importante lembrar que esse cuidado de pintar as unhas quando suspeita de ser pedida em namoro é uma ação simples, comum e muito praticada pelas mulheres – e que, vamos combinar, não faz mal a ninguém. Claro que quando a pessoa começa a se privar de pintar as unhas da cor que quer para ficar no branco, ou quando ela faz essa decisão das unhas claras várias vezes e mesmo assim o pedido não acontece, pode ser preocupante – e nesses casos, ela precisa de acolhimento e conselho.
Uma usuária do TikTok inclusive comentou como já foi “a pessoa que pinta a unha de branco esperando o pedido de noivado” , que no caso dela não aconteceu – vale ressaltar que na experiência dela, haviam outras red flags que inclinassem para quão preocupante o relacionamento era e nem toda situação semelhante representa relacionamentos iguais .
@thai.azevedooEu também pintei as unhas de clarinho. @Mariana Dias #relacionamentos #casamentos #namoro #noivado #viralvideos #brasil #trends
Contudo, Mariana não foi e nem vai ser a única a pintar as unhas de branco quando achar que ficará noiva . A partir do vídeo dela, várias mulheres também começaram a postar que fizeram a mesma coisa e deu certo, assim como casos em que elas não estavam com a unha feita e foram pedidas em noivado.
Continua após a publicidade@ju_zaniforam duas tentativas pintando a unha de clarinho e deu certo hahahah #pedidodecasamento #unhas #bride #noivas
@brunaborgatto kkkkk nossa que odio #unhas #casamento #pedido #manicure ♬ som original – eve machry @amandaquirino
#pedidodecasamento #unha #pedidodecasamentoemparis
Entre tantas opiniões, conselhos e alertas, um outro vídeo chama a atenção por não falar exclusivamente com Mariana, e sim com a massa feminina que comentou e repostou o vídeo dela. A usuária da rede Ju Torres questionou a sororidade seletiva de várias mulheres que, em momento como este onde é preciso acolher, respeitar e aconselhar, há zombação e humilhação .
Ju exemplifica que, se fosse uma amiga no lugar de Mariana, ela iria aconselhar e tentar ajudar a amiga, e não rir da cara dela ou zombar de qualquer forma . Mesmo não sendo próxima da professora de pilates, ela esperava que os comentários fossem mais centrados no acolhimento, e não no julgamento de quem ela é ou como o relacionamento é. Não só para Ju, como também para Cintia , outra usuária, o principal conselho nesse caso seria o de repensar o que postar nas redes.
Continua após a publicidade@jutor.resoVamos ser uteis, meninas #pedidodecasamento #sororidade #sororidadfemenina
@cindia.adv
Dúvida sincera
No fim, pintar ou não enquanto espera um pedido é um fato pequeno quando pensamos na repercussão dessa história, e não podemos deixar de lado o fato da sororidade. Se Mariana, por exemplo, estivesse se humilhando nessa relação e pedindo por algo que vai além do que deve ser pedido e estipulado, pensando que uma relação é feita da vontade e cumplicidade de duas pessoas, a reação da galera é aceitável?
Da mesma forma que é preciso pensar quais partes da sua vida serão expostas, também é preciso refletir duas vezes no que é comentado e em como isso vai chegar na outra pessoa.
E você, o que pensa dessa situação?
Publicidade