Q
ue Lady Gaga roubou a cena no tapete vermelho do Festival de Cinema de Veneza todos já sabem, mas o acessório mais curioso e comentado do seu look é ainda mais especial por ser uma homenagem a Isabella Blow , um ícone da moda dos anos 90.
O chapéu usado por Gaga é uma criação de Philip Treacy , designer de chapéus irlandês, que mistura veludo e renda em um acessório com dois chifres pontiagudos e uma cobertura que circula os olhos e lembra uma asa – por isso, foi apelidado de ‘chapéu de asas de renda’.
Criado em 2001 pelo designer, o modelo foi uma homenagem a Isabella, amiga pessoal de Treacy que posou com o adereço em 2004, no que se tornou o retrato mais conhecido dela, feito pelo fotógrafo Diego Uchitel . Na foto, Isabella está sentada em uma poltrona usando um vestido preto sem alças e o chapéu. Nessa mesma ocasião, Treacy reuniu suas musas para um editorial com suas criações, e Isabella também foi fotografada com a socialite Daphne Guinness e a consultora criativa Amanda Harlech.
Em sua trajetória, finalizada em 2007 em virtude de um câncer de ovário, Isabella já trabalhou com a grife francesa Guy Laroche, foi assistente de Anna Wintour na Vogue, de Andre Leon Talley e diretora de moda da revista britânica Tatler. Designers como Philip Treacy e Alexander McQueen sofreram grande influência pelo estilo Isabella, e o chapéu usado por Gaga é uma das peças que compõe seu acervo de moda, apresentado por meio da mostra ‘Isabella Blow: Fashion Galore!’ .
No Festival de Veneza para a première de ‘ Coringa: Delírio a Dois’ , além da peça icônica de Treacy, Gaga surgiu com um modelo da coleção de alta-costura da Dior preto monocromático, com uma saia volumosa e um decote acentuado na parte de cima, feita de veludo. Para compor o restante do look, a cantora e atriz trouxe brincos, pulseiras e colar de diamantes da Tiffany & Co. .