Já para o diretor e montador de cinema e TV Gustavo Ribeiro, que também é professor da EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas) no curso de especialização em edição de filmes, vale mais a pena esperar que todos os episódios sejam lançados de uma vez no serviço de streaming do canal.
Gustavo traz à tona declarações a respeito dessa estratégia de lançar um episódio de cada vez: “É uma coisa que vem do folhetim da França do século XIX, em que a cada dia saía um pedaço de uma história que os leitores vinham acompanhando. Era estratégia do jornal para vender a edição do dia seguinte. Grandes romances da história mundial foram escritos assim”.
Foto: Divulgação/HBO
O hábito de ver séries pode mudar após 'Game of Thrones'
De acordo com Efrem Pedroza, professor do curso de Rádio e TV do FIAM-FAAM Centro Universitário e crítico de TV e Cinema na Energia 97 FM, o hábito de assistir TV está passando por mudanças. “Aos poucos esse hábito vem tomando novos rumos. Mesmo os mais conservadores já desfrutam dessa nova era. A própria
HBO
, através do seu streaming, já oferece acesso imediato e ilimitado às suas séries favoritas, filmes de sucesso, documentários e muito mais”, declara.
“Em outras palavras, é possível assistir ao episódio semanal da TV, assim que lançado, e quando a temporada acaba, para suprir a carência do período sem novos episódios, o público pode assistir novamente apreciando melhor os detalhes da história”, completa o crítico.
Entretanto, sobre o hábito quase religioso de assistir “GoT” a cada semana, Efrem disserta: “Não acredito em um fim, mas sim em uma união de forças entre TV e streaming. A TV continuará a produzir suas séries e o streaming se beneficiará desse conteúdo, oferecendo a experiência de se assistir uma boa série sem necessariamente aguardar os episódios lançados semanalmente".
Foto: Divulgação
'Game of Thrones' e a maneira de ver séries
O crítico ainda completa: "A realidade atual aponta para opções ao público. Hoje você pode assistir sua série preferida na TV, em um horário específico e se quiser pode assistir (maratonar) essa mesma série por intermédio de uma plataforma de streaming”.
Para o professor Arthur Igreja, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em Tecnologia e Inovação, a tendência também é fluida: “A trend line geral é o crescimento do streaming e dessa tendência de consumo onde o espectador pilota essa experiência, mas sempre vai ter espaço para outros tipos de experiência justamente buscando nichos e buscando diferenciação”, declara.
Leia também: "Game of Thrones": Você se lembra em qual temporada cada personagem morreu?
“Tem dois elementos que são importantes: Primeiro o grau de engajamento, que são realmente fanáticos. O segundo é que ‘ Game of Thrones
’ explodiu pré-Netflix. Então é um dos últimos grandes símbolos dessa era. Então quem se apega de tal maneira, gosta de manter esse culto de hábito. Coisa que se enfraquece muito daqui em diante”, conclui.