Em tempos sombrios do Instagram, Paulinho Vilhena decidiu desafiar a rede social ao publicar um vídeo totalmente nu. Transmitindo um momento de liberdade e uma mensagem de que região espanhola Galícia, onde está passando uns dias, estava mostrando muita coisa pra ele. Acontece que nessa quarta-feira (26), o vídeo foi censurado e excluído da rede social.
Leia também: Justin Bieber, Lady Gaga e outros ícones da cultura pop censurados na China
Antes de o vídeo ser excluído, Paulinho Vilhena havia compartilhado a seguinte mensagem na legenda da publicação: “Já acreditava na maioria delas: amizade, preservação amor... E ainda me deu a liberdade, liberdade verdadeira de estar em meio a natureza e poder verdadeiramente usufruir disso com respeito e compartilhando disso com a cultura local”.
O ator aparecia dançando, completamente nu na praia da cidade espanhola. Na manhã dessa quarta-feira (26), ele compartilhou a notificação que recebeu do Instagram, que informava o motivo de o vídeo ter sido excluído. “Removemos essa publicação porque ela não cumpre nossas Diretrizes da Comunidade em nudez e pornografia”, dizia o comunicado.
Mas Paulinho não é o primeiro que sofre censura do Instagram. Famosos como Rihanna, Miley Cyrus, Leticia Colin e outros grandes nomes já sofreram a mesma coisa com seus perfis na rede social. Relembre as situações:
-
Rihanna
Rihanna foi banida do Instagram em maio de 2014, após publicar a capa da revista Lui . Ela havia feito um ensaio fotográfico e aparecia apenas de calcinha, deixando os peitos a mostra. Porém, a cantora já era considerada reincidente em publicar fotos do tipo, pois quase sempre ela divulgava fotos de nudez em seu perfil.
Leia também: Mariana Rios lamenta críticas por sua magreza: “Importante é ser feliz”
-
Miley Cyrus
Miley Cyrus era adepta a campanha Free The Nipple (seios livres) e por isso, divulgava com frequência imagens onde deixava seus peitos à mostra. Mas foi no fim de 2014, que uma foto desse estilo foi banida pelo Instagram. A cantora no entanto, ignorou a situação e continuou publicando fotos ousadas.
-
Leticia Colin
No fim de 2018, Leticia Colin também fez parte da lista de censurados do Instagram. A atriz publicou a capa da revista Maire Claire , onde aparecia com um blazer aberto e sem nada por baixo, deixando à mostra seu peito. A foto foi excluída da rede social, porém a foto voltou a aparecer no perfil da atriz.
-
Zezé Motta
Zezé Motta havia publicado a foto na banheira, mas ao aparecer uma pequena parte do seu seio, o Instagram entendeu que a publicação violava as diretrizes da comunidade e foi censurada. No entanto, a cantora pegou a mesma foto e colocou uma tarja preta escrita “censurada” para publicar novamente.
Na legenda da foto, Zezé escreveu: “Tive minha postagem apagada, fui “censurada” pelo Instagram, vamos ver se agora passa, né?”. E passou, pois a foto continua em seu perfil.
-
Cody Simpson
Além de Paulinho Vilhena , outro homem também segue nessa lista. Cody Simpson foi censurado em 2014, ao publicar uma foto de costas e sem roupa na varanda de seu apartamento. O cantor levou a censura numa boa e chegou até a brincar no Twitter, falando que o pessoal que tomava conta do Instagram não teria “gostado do seu bumbum”.