A realeza britânica informou nesta quarta-feira (8) que o filho do príncipe Harry  com a duquesa  Meghan Markle  se chamará Archie Harrison Mountbatten-Windsor . A escolha inusitada surpreende os britânicos, que nas casas de apostas mostravam acreditar que o nome seria mais tradicional, como Arthur ou Philip. Archie não usará nenhum título por desejo expresso dos pais: ele deverá ser chamado de Master Archie.

Leia também: Príncipe Harry e Meghan Markle fazem primeira aparição com o filho: "Felizes"

Príncipe Harry e Meghan Markle com Archie
Reprodução/Instagram
Príncipe Harry e Meghan Markle com Archie

A família revelou o nome ao postar foto do primeiro encontro do bebê com a rainha Elizabeth II . Mais cedo, o bebê havia sido apresentado frente às câmeras pela primeira vez, nos braços do pai.

Leia também: Príncipe Harry comemora nascimento do filho: "Estou nas nuvens"

O nome tem poucos precedentes na linhagem da História moderna da família real britânica. Em janeiro, o jornal Daily Mail revelou que o príncipe George, de 5 anos, dissera a uma pessoa desconhecida na rua que se chamava Archie. Segundo o relato, ele brincava com a irmã Charlotte quando viu o cachorro da mulher e quis brincar com ele. "Para meu espanto, ele disse: 'Me chamo Archie', com um grande sorriso no rosto", contou ao jornal a mulher, que não foi identificada.

A publicação da família nas redes sociais não menciona qualquer título real concedido a Archie Harrison, sétimo na linha de sucessão ao trono britânico. Quando George, Charlotte e Louis nasceram, o palácio real divulgou que os filhos de William e Kate Middleton seriam conhecidos como "Sua Alteza Real".

Master Archie

Bebê real não receberá título de príncipe
Reprodução/ BBC
Bebê real não receberá título de príncipe

Jornalistas que acompanham a família real britânica anunciaram ainda que o casal decidiu quebrar a tradição não apenas com o nome inesperado ou a inclusão de Doria Ragland, mãe de Meghan Markle , no retrato real, mas com a abolição do uso de títulos.  Além disso, também não será um príncipe, já que ele não é herdeiro direto do trono ou filho do herdeiro — como o príncipe William e seus três filhos, os príncipes Jorge, Carlota e Luis. 

Antes do seu nascimento, já se suspeitava que o oitavo bisneto da rainha Elizabeth II poderia não ser príncipe. Em 2013, a monarca atualizou um decreto de 1917 para dar o título real a todos os herdeiros de William e Kate, mas especialistas na monarquia apontavam ser improvável que a soberana fizesse o mesmo para um bisneto que provavelmente nunca reinará no país.

Já que Harry e Meghan são um casal menos tradicional dentro da realeza britânica, suspeitava-se também que o nome do bebê também tivesse um toque de novidade. E as expectativas se confirmaram.

Meghan deu à luz na segunda-feira, em  circunstâncias ainda misteriosas . Ao apresentar o filho ao mundo, a mãe disse que o bebê "tem o temperamento mais doce".

"É mágico, é muito incrível. Eu tenho os dois melhores homens do mundo. Então estou muito feliz", ressaltou a americana.

Leia também: Príncipe William e Kate Middleton se emocionam com a chegada do sobrinho

Numa quebra da tradição, o anúncio do nascimento do bebê veio primeiro na conta recém-lançada de príncipe Harry e Meghan no Instagram, na qual recebeu mais de 750 mil curtidas em apenas uma hora. 

    Veja Também

      Mostrar mais