Afinal, quem nunca testemunhou uma briga na internet? Difícil encontrar uma pessoa que dê uma resposta negativa em relação a essa pergunta. Vivendo na era digital, onde a web possibilita uma proximidade mais intensa entre as celebridades e seus fãs , a questão principal é: porque famosos e seus admiradores têm entrado em atrito?

Leia também: Felipe Titto não pretende diminuir ritmo: "Se ficar em casa é que infarto mesmo"

Quando famosos e fãs entram em atrito: entenda este novo fenômeno. O ator Felipe Titto e a digital influencer Gracyanne Barbosa já passaram por essa situação, não deixe de conferir
Montagem / Reprodução Instagram
Quando famosos e fãs entram em atrito: entenda este novo fenômeno. O ator Felipe Titto e a digital influencer Gracyanne Barbosa já passaram por essa situação, não deixe de conferir

Você já deve ter conferido momentos quentes entre as celebridades e seus seguidores, e a cada dia que passa as brigas na internet se tornam mais frequentes e mais barulhentas.

Leia também: É cilada Bino! Famosos que assumiram namoros fakes nas redes sociais

Não lembra de nenhuma? Estrelas como Viviane Araújo, Felipe Titto, Giovanna Lancellotti, Bruna Marquezine, Anitta, Antonia Fontenelle, Tati Quebra Barraco, entre outras são a prova viva disso tudo.

Felipe Titto vs Seguidores

Felipe Titto há algum tempo postou uma foto em sua conta do Instagram exibindo suas tatuagens. Sempre em boa forma, ele recebeu inúmeros elogios. No entanto, os desenhos em seu corpo provocaram comentários invasivos de seus admiradores.  

undefined
Reprodução Instagram

Felipe Titto entra em atrito com seus fãs devido às suas tatuagens

“Tá feio mesmo. Oh, parece um marginal. Achou ruim? Estou pouco ligando. Põe o corpo na chuva é pra se molhar mesmo”, escreveu um seguidor, que logo foi rebatido pelo ator: “É por culpa de gente com o cérebro subdesenvolvido como você, que infelizmente o Brasil não anda para frente".

De acordo com a estudiosa comportamental, Solange Santos, na internet existem os haters e lovers: “E é difícil discernir qual é o mais desequilibrado. Até por que, aqueles que vivem a vida do outro não são saudáveis”.

Além disso, durante o papo ela ainda explicou o motivo de tantos atritos estarem acontecendo e deu uma dica aos famosos: “É desgaste… afinal, o famoso também é uma pessoa. Às vezes silenciar-se não significa perder. Tudo que a pessoa que ofende quer é uma chance de participar... e responder é dar munição”.

Gracyanne Barbosa vs Seguidores

undefined
Reprodução Instagram

Gracyanne Barbosa posa sensual em sua conta do Instagram e entra em atrito com seus próprios fãs

Também no time de celebridades que entraram em atrito com os fãs temos Gracyanne Barbosa. Famosa por postar fotos sensuais em suas redes sociais, ela recebeu um comentário um tanto invasivo: “O Belo é muito de boa para aceitar que a mulher fique praticamente nua para muitos homens”.

Na tentativa de repreender o admirador, Gracyanne rebateu: “Belo é meu marido, não meu dono! Nós mulheres somos livres para fazermos o que quisermos, o que acontece é que muitas vivem ainda no século passado, são submissas, preferem se esconder por medo ou falta de de coragem de serem elas mesmas”.

Seguindo a linha de raciocínio - de que a internet propicia uma intimidade imaginária ao fã, que o faz acreditar que sua crítica ao famoso é legítima -  a especialista comenta: “Quando as pessoas gostam, elas se sentem no direito de falar. Tem comentários como: ‘me decepcionei com você’, que mostra uma intimidade como se a pessoa fizesse parte de um núcleo pessoal da personalidade”.

“As redes trouxeram uma proximidade que não tínhamos nos tempos antigos. Hoje, os admiradores têm a sensação de proximidade com o famoso, mas o que eles têm é acesso à conteúdo, à divulgação, à marketing”, completou.

Fãs falam sobre as brigas com os famosos

Fãs falam sobre os atritos com as celebridades
Montagem / Arquivo Pessoal
Fãs falam sobre os atritos com as celebridades

No entanto, as celebridades também não são santas nesta história. Se por um lado, os fãs são exagerados em fazer comentários provocativos, ofensivos e às vezes invasivos, as celebridades por sua vez têm sua culpa.

Em pesquisa realizada pelo iG Gente , podemos notar que a maioria dos fãs acha necessário notificar/comentar sobre as gafes e posicionamentos polêmicos feitos pelos famosos.

O admirador de musas do funk carioca, Luccas Villela falou sobre o assunto: "precisamos perceber se vale a pena continuar sendo fãs dessas pessoas. Afinal, são humanas, erraram e devem ser perdoadas, dependendo dos valores pessoais de cada um”.

Apesar de seu posicionamento, o admirador tem em mente que muitas vezes fãs e admiradores podem exagerar um pouco na dosagem dos comentários. Questionado se as brigas entre celebs e fãs influi em alguma coisa para ele, Luccas ressaltou: “Não, até por que a maioria da fã base é bem demente, em geral”.

Em contrapartida, Solange Santos, a estudiosa comportamental, desconstrói a definição conhecida da palavra “fã” e explica: “A pessoa é fã é do trabalho. Ele não é um agente julgador de como o artista vive, fala ou faz e sim de algo que a pessoa produz. Fã é quem gosta do trabalho não dá pessoa. Os internautas têm uma visão muito distorcida disso”.

Pertencente à minoria da pesquisa, a admiradora de música e arte Aldaiza Ostrowski vai ao encontro do pensamento da especialista: “Admiro o trabalho e não a pessoa”. Questionada se continuaria gostando de um ídolo que cometesse muitas gafes e posicionamentos polêmicos ela afirmou: “Pararia de gostar da pessoa, mas não do trabalho dela”.

Famosos e fãs: Guerra Infinita?

Solange Santos, consultora de treinamento e desenvolvimento comportamental
Solange Santos
Solange Santos, consultora de treinamento e desenvolvimento comportamental

Segundo Solange, apesar de possuir quase três décadas de popularização, o fenômeno de brigas e atritos entre os famosos e seus fãs ainda é muito recente para se mensurar, tanto seu tamanho quanto seu tempo de duração.

Leia também: Sensual, Gracyanne Barbosa arrasa no pole dance e ganha elogios

A estudiosa afirmou que o cenário virtual é um reflexo da sociedade atual: “Sempre existiu preconceito, todo mundo sempre esteve desgastado. A sociedade sempre teve conflitos e problemas, o que eles não tinham eram tantas maneiras de extravasar suas insatisfações”, finalizou falando dos atritos entre as celebridades e seus admiradores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!