Nesta segunda-feira (25), a atriz Jeniffer Oliveira, no ar como Flora em “Malhação: Vidas Brasileiras”, denunciou seu ex-namorado, o também ator Douglas Sampaio, por agressão. O caso repercutiu fortemente nas redes sociais e trouxe à tona uma discussão importante: a violência doméstica.
Leia também: Marina Ruy Barbosa usa personagem para fazer alerta contra violência sexual
A violência doméstica é um fenômeno de extrema gravidade nacional. Todos os dias, mulheres de todas as regiões sofrem com essa tortura, que pode ser física, mental, patrimonial ou emocional. Famosas ou anônimas, ninguém do sexo feminino está a salvo.
Leia também: Violência doméstica explica diferença entre os casos Marcos Harter e José Mayer
De acordo com o Mapa da Violência 2012: Homicídios de Mulheres no Brasil, duas em cada três pessoas atendidas no SUS em razão de violência doméstica ou sexual são mulheres; e em 51,6% dos atendimentos foi registrada reincidência no exercício da violência contra a mulher. Em 2011, o SUS chegou a atender mais de 70 mil mulheres vítimas de violência – segundo o Mapa, 71,8% dos casos ocorreram no ambiente doméstico.
Todas as mulheres agredidas têm funções. São elas... arquitetas, médicas, executivas, atrizes, mães, avós, tias, filhas, entre outras. A violência não tem cara, cor ou especificidade, ela acontece com todas, sem exceções.
Personalidades de grande destaque na mídia nacional já passaram por esse terror e, algumas, assumiram publicamente a dificuldade de lidar com a situação indignante.
Luiza Brunet e a violência doméstica
A atriz teve uma relação de cinco anos com o empresário Lírio Parisotto. Após, segundo ela, ter levado socos e chutes, que a deixaram com hematomas e costelas quebradas, Luiza revelou, em depoimento ao Ministério Público, que já havia sofrido outras agressões físicas e psicológicas durante o período em que ficou com o companheiro.
A artista, no entanto, não havia prestado outras queixas contra marido até o episódio que aconteceu em Nova York, em 2016.
Rihanna
Em 2009, a cantora Rihanna foi agredida por seu então namorado Chris Brown. Os dois chegaram a reatar o namoro por um breve período após o episódio de de violência doméstica, pela qual o cantor foi condenado a trabalhos comunitários e cinco anos de liberdade condicional.
Mulher Moranguinho
Em 2017, o cantor Naldo Benny foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo após ser denunciado por sua esposa, a Mulher Moranguinho - que na mesma ocasião afirmou ter apanhado do marido. Segundo a mesma, durante uma briga, Naldo a agrediu com socos, chutes e puxões de cabelo.
Atualmente, Naldo continua respondendo pela denúncia de porte ilegal de arma em regime aberto. Juntos, a Mulher Moranguinho e Naldo Benny enfrentam as dificuldades do processo como parceiros.
Luana Piovani
Em 2008, a atriz Luana Piovani acusou o ator Dado Dolabella de agredi-la em uma boate, no Rio de Janeiro. A camareira de Luana também se machucou durante a confusão. Dado foi condenado, em 2014, a dois anos e nove meses de prisão em regime aberto.
Sharon Osbourne
Ozzy e Sharon protagonizaram diversas brigas, mas a mais feia delas sem dúvida, aconteceu em 1989. Na ocasião, o roqueiro agarrou e apertou o pescoço da esposa, tentando estrangulá-la. Sharon conseguiu escapar e ligar para a polícia. No final, eles fizeram as pazes e Sharon retirou a queixa, com a condição que o marido se internasse numa clínica de reabilitação.
Palmirinha
Conhecida por seus dotes culinários, a Palmirinha revelou, em 2012, ter passado por um relacionamento abusivo com seu ex-marido. Segundo a apresentadora, três mulheres do então companheiro estiveram presentes em sua festa de casamento.
Segundo a cozinheira, o marido bebia muito e tinha várias amantes: “Eu achava que se eu me separasse dele eu iria prejudicar o futuro das minhas filhas. Apanhei muito dele até minha segunda filha se casar. Aí eu me separei", comentou em entrevista à Veja.
Brisa Ramos e Kadu Moliterno
A atriz Brisa Ramo também está no time de mulheres que sofreram violência doméstica. Há algum tempo ela acusou seu namorado, o ator Kadu Moliterno, de tê-la agredido por três vezes durante seu relacionamento.
Ela afirmou não ter feito a denúncia por acreditar que o companheiro poderia mudar-se. Segundo ela, o ex costumava sacudi-la.
Além deste caso, Kadu Moliterno já foi acusado de agressão em outra ocasião, há dez anos, quando a ex-mulher Ingrid Saldanha, com quem o ator teve três filhos, registrou queixa na delegacia por espancamento contra ele.
Gretchen
Em sua biografia, a cantora Gretchen revela que já apanhou de seu ex-marido, pai de seu filho Sérgio Aversani. Nas próprias palavras da personalidade: “era tudo parecido com o personagem de Dan Stulbach na novela “Mulheres Apaixonadas”. Inclusive, eu assistia àquelas cenas, eu chorava muito, pois era muito parecido. Não gosto nem de lembrar”.
E como fica o Brasil?
No Brasil, estima-se que cinco mulheres são espancadas a cada 2 minutos; o parceiro (marido, namorado ou ex) é o responsável por mais de 80% dos casos reportados, segundo a pesquisa Mulheres Brasileiras nos Espaços Público e Privado efetuada em 2010.
Leia também: Vítimas de violência doméstica "deveriam se sentir orgulhosas", diz jornal russo
Apesar de a violência doméstica chocar e indignar o brasileiros, dados de outra pesquisa compilada pela Data Popular, em 2013, revelam ainda que o problema está presente no cotidiano da maior parte dos brasileiros: entre os entrevistados de ambos os sexos e de todas as classes sociais, 54% conhecem uma mulher que já foi agredida por um parceiro.