Shakira foi alvo de diversas críticas nas redes sociais após a divulgação de um colar feito especialmente para a turnê da colombiana, a “Shakira El Dorado World Tour”. Segundo alguns comentários, o pingente do colar lembra o símbolo do Sol Negro nazista, também conhecido como “Schwarze Sonne”, em alemão.
Leia também: Twitter reativa contas suspensas e não esclarece mal-entendido com a Globo
Shakira criou o colar com o pingente de ouro formado por um padrão de sol com a inscrição “Shakira El Dorado World Tour” feito especialmente para promover a sua turnê. Após a divulgação, começaram as comparações com a roda solar alemã, que ainda é associada a grupos ocultistas neonazistas.
A cantora ainda não se pronunciou sobre o assunto e as vendas do colar continuam.
Leia também: Luzia se revela para Ícaro, que reage com ódio em "Segundo Sol"
Alguns fãs defenderam a cantora, sugerindo que ela poderia não ter percebido o significado do emblema. Já a produtora responsável pela peça desculpou-se nas redes sociais, dizendo que o pingente "foi baseado em uma imagem pré-colombiana": “O colar que a Live Nation desenhou para a turnê de Shakira foi baseado em uma imagem pré-colombiana. No entanto, alguns fãs expressaram preocupação com sua semelhança não intencional com imagens nazistas. Nós, sinceramente, nos desculpamos por essa similaridade e tiramos o item da nossa coleção”, afirmou.
Leia também: Galvão Bueno se pronuncia sobre vídeo em trem: "Inventaram uma discussão"
Shakira no Brasil
Shakira vai se apresentar em 21 de outubro em São Paulo no Allianz Parque, em São Paulo e depois segue para Porto Alegre, com show na Arena do Grêmio.