Os casamentos reais são cerimônia que não marcam só a vida dos noivos e de suas famílias, marcam também toda a população e uma geração de fãs. Mesmo não sendo convidados oficiais, milhões de pessoas estão acostumadas a acompanhar nas próximidades do local a cerimônia ou mesmo pelas transmissões da TV. 

Leia também: Perdão! Relembre cinco casais famosos que reataram após uma traição

Casamentos reais  entre Carlos, Príncipe de Gales e Lady Diana Spencer (esq.) e entre Alberto II, Príncipe do Mônaco e Charlene Wittstock (dir.)
iG Arte
Casamentos reais entre Carlos, Príncipe de Gales e Lady Diana Spencer (esq.) e entre Alberto II, Príncipe do Mônaco e Charlene Wittstock (dir.)


O próximo casamento que entrará para a lista de casamentos reais é entre o Príncipe Harry, de Gales, e Meghan Markle, ex-atriz da série americana "Suits". A cerimônia está prevista para o próximo dia 19, ao 12h (8h da manhã em Brasília), sábado, na St George’s Chapel, localizada no Castelo de Windsor, no Reino Unido. São esperados cerca de 600 convidados para a cerimônia e 2.600 convidados, que assistirão ao casamento dentro das muralhas do castelo.

Leia também: O que é verdade e o que é mentira sobre o casamento de Harry e Meghan Markle

O iG Gente fez uma lista relembrando os gloriosos casamentos reais. Confira!

  • Casamento de Alberto II, Príncipe do Mônaco e Charlene Wittstock
O casamento entre Albert II, Príncipe de Mônaco e a sul-africana Charlene Wittstock aconteceu nos dias 01 e 2 de julho de 2011
Reprodução/The Telegraph
O casamento entre Albert II, Príncipe de Mônaco e a sul-africana Charlene Wittstock aconteceu nos dias 01 e 2 de julho de 2011


O casamento entre Albert II, Príncipe de Mônaco e a sul-africana Charlene Wittstock aconteceu nos dias 1º e 2 de julho de 2011, sendo na primeira data a cerimônia civil e na segunda o religioso. Celebrada pelo arcebispo de Mônaco, Bernard Barsi, a cerimônia religiosa aconteceu ao ar livre, no Pátio do Palácio do Mônaco, onde foi instalado um altar decorado com 12 mil flores. A cerimônia durou cerca de uma hora e meia e teve entre 3 e 4 mil pessoas assistindo.

Na ocasião, a ex nadadora estava usando uma aliança de platina de 18 quilates criada pela conceituada casa joalheira francesa Cartier, usando um vestido cor marfim desenhado pelo estilista Giorgio Armani, bordado com cristais de Swarovski e fios de ouro, além de um longo véu de tule. Já o noivo vestia o uniforme de verão, branco e com carabineiros. 

Estavam presentes muitos representantes de outras casas reais e chefes de Estado de outros países como Suécia, Luxemburgo, Holanda, Dinamarca, Bélgica, Noruega e entre outros. Também estavam presentes figuras da moda como as modelos Naomi Campbell e Karolina Kurkova, o ator Roger Moore, os estilistas Giorgio Armani e Karl Lagerfeld. Ao fim da cerimônia, a então casada Charlene Wittstock  dirigiu-se à Capela Sainte-Dévote, a mesma onde 55 anos atrás Grace Kelly depositou seu buquê após casar-se com o Príncipe Rainier III, para tembém deixar o seu buquê. 

  • Casamento de Charles, Príncipe de Gales, e Lady Diana Spencer
O casamento entre de Charles, Príncipe de Gales e Diana Spencer foi um evento britânico de proporções mundiais
Reprodução/BBB History
O casamento entre de Charles, Príncipe de Gales e Diana Spencer foi um evento britânico de proporções mundiais

Considerado um dos maiores e mais memoráveis casamentos do mundo, o casamento de Carlos, Príncipe de Gales e Diana Spencer foi um evento britânico de proporções mundiais. Realizado no dia 29 de julho de 1981, cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo assistiram a transmissão via satélite da cerimônia que acontecia na Catedral de Saint Paul, com a presença de 3,5 mil pessoas. 

Encomedado pelo Palácio de Buckingham, o vestido de Diana foi criado pelos estilistas David Emanuel e Isabel Emanuel, sua tiara era de ouro com diamantes colocados em prata e seus sapatos com 150 pérolas. Já o noivo vestia um uniforme naval. O anel de casamento da princesa foi feito a partir de uma pepita suave do ouro galês, extraída da famosa mina de ouro “Clogau St David”. No interior da joia, em ouro, estavam gravadas as palavras “I Love You, Diana”. Carlos e Lady Di se separaram em 1992 e o casamento terminou formalmente em divórcio em 28 de agosto de 1996. Como fruto da união, nasceram William e Harry. 

Você viu?

  • Casamento de Joachim, Príncipe da Dinamarca e Marie Cavallier
Casamento de Joachim, Príncipe da Dinamarca e Marie Cavallier
Reprodução CBS News/AP Photo/Polfoto, Jens Dige
Casamento de Joachim, Príncipe da Dinamarca e Marie Cavallier


O casamento entre Joachim, Príncipe da Dinamarca e filho mais novo da rainha Margrethe II e a plebéia francesa Marie Cavallier, aconteceu em 24 de maio de 2008, na Igreja de Mogeltonder, na Dinamarca. A união entre o casal foi realizada próxima ao Castelo de Schackenborg, residência do casal, e contou com a presença da família real da Dinamarca e de outras realezas. Também estavam presentes os filhos do primeiro casamento de Joaquim, 

  • Casamento de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e Mary Donaldson

O casamento de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e Mary Donaldson aconteceu em
14 de maio de 2004, na Catedral de Copenhaga, diante de 800 convidados, incluindo a nobreza europeia e asiática, dignitários de Estado e amigos íntimos. Após a cerimônia comandada pelo bispo de Copenhague, Svend Norman Svendsen, os convidados seguiram para a festa de casamento no Palácio de Fredensborg. 

Falando em festa, na noite anterior do casamento, foi realizado uma festa para 1.200 convidados, com um espetáculo de música clássica e jazz. Dentre os convidados, estavam presente alguns membros da realeza europeia como o conde e a condessa de Wessex, Felipe de Espanha e a sua noiva Letizia Ortiz, a princesa Carolina do Mônaco e os príncipes da Noruega e entre outros.

  • Casamento de William, Príncipe do Reino Unido e Kate Middleton 
Festão. Duque e duquesa de Cambridge, William e Kate durante o casamento real
Matt Dunham/ap - 29.4.2011
Festão. Duque e duquesa de Cambridge, William e Kate durante o casamento real

O casamento entre William e Kate aconteceu no dia 29 de abril de 2011, às 11h, na Abadia de Westminster, tendo grande repercussão mundial. Na ocasião, Kate usou um vestido branco com rendas nos ombros e nos braços e um decote em V - o modelo da noiva foi desenhado por Sarah Burton, diretora de criação da grife de Alexander McQueen. Os cabelos estavam presos com uma tiara Cartier, presente da Rainha Mãe à Elizabeth II e emprestada por esta a Kate. Já o noivo William usava um traje militar vermelho. 

Na lista de convidados estavam 1900 nomes, incluindo celebridades como David Beckam e sua esposa Victoria, o cantor Elton John com o companheiro David Furnish e o nadador Ian Thorpe, representantes das famílias reais europeias, membros da realeza, familiares e amigos. Do lado de fora da abadia, ao longo dos arredores de Westminster, uma multidão de fãs e curiosos acompanharam a procissão do casamento real. Após a cerimônia, o casal tornou-se duque e duquesa de Cambridge. 

Leia também: Família real divulga imagens da Princesa Charlotte em primeiro dia de aula

  • Casamento de Guilherme, Grão-Duque Herdeiro de Luxemburgo e Condessa Stéphanie de Lannoy

O casamento entre o Príncipe Guilherme, Grão-Duque Herdeiro de Luxemburgo e Stéphanie de Lannoy aconteceu durante os dias 19 de outubro e 20 de outubro de 2012. A cerimônia civil foi realizada em 19 de outubro, seguida por uma cerimônia católica romana na Catedral de Notre-Dame, na Cidade do Luxemburgo. A cerimônia religiosa teve a presença de chefes de Estado e herdeiros das famílias reais da Holanda, Suécia, Dinamarca, Espanha, Bélgica, Mônaco, Bulgária, Romênia, Jordânia e Japão. No entanto, os duques de Cambridge, William e Kate não compareceram na cerimônia. 

O casamento foi exibido para o público na Praça Guillermo II, onde as autoridades locais instalaram um telão para transmitir a cerimônia ao vivo. Stéphanie usava um vestido desenhado pelo estilista libanês Elie Saab e o príncipe Guilherme usava a farda militar luxemburguesa.

  • Casamento de Madalena, Duquesa da Helsínquia e Gestrícia, e Christopher O'Neill

O casamento da princesa Madalena, Duquesa da Helsínquia e Gestrícia e o empresário Christopher O'Neill aconteceu em 8 de junho de 2013, na capela do Palácio Real de Estocolmo. Na ocasião, Madalena usava um vestido de noiva desenhado pelo estilista italiano Valentino Garavani. Dentre os convidados estavam presentes alguns membros da realeza europeia e de outros lugares do mundo. 

Após a cerimônia ser oficializada, a princesa Madalena não adotou o sobrenome O'Neill e o mesmo, havia pedido para não ser concedido o status real, continuando a ser um cidadão comum

  • Casamento de Victoria, Princesa Herdeira da Suécia e Daniel Westling

Quem também entra na lista de casamentos reais é o casamento entre Victoria, Princesa Herdeira da Suécia e Daniel Westling aconteceu em 19 de junho de 2010, na Catedral de São Nicolau de Estocolmo. A cerimônia reuniu cerca de 1.200 convidados, entre eles membros de famílias reais do mundo todo como Espanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega e entre outros,  familiares e amigos do casal, além de autoridades e representantes do mundo empresarial e cultural da Suécia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!