O vazamento de imagens da atriz Paolla Oliveira sem roupa ganharam o noticiário no final da tarde desta quinta-feira (1) com a resposta dura e contundente da Globo e o desabafo desconcertante da atriz contra a atitude "covarde e criminosa" que registrou imagens no set de gravações da série "Assédio" de maneira fortuita e divulgou as mesmas na internet. 

Leia também: "Até quando"? Globo e Paolla Oliveira condenam fotos vazadas da atriz sem roupa

Paolla Oliveira é a mais nova vítima de vazamentos na internet
Raquel Cunha/Globo
Paolla Oliveira é a mais nova vítima de vazamentos na internet

O caso repercutiu rapidamente na internet na esteira de uma nota à imprensa enviada pela Globo. "Estamos ao lado de nossa atriz Paolla Oliveira e não pouparemos esforços para que sejam identificados os culpados e aplicadas as punições previstas na lei". Não faz muito tempo outro caso de vazamento envolvendo a Globo e um de seus funcionários provocou cataclismas nas redes sociais e no noiciário online. O vazamento de um vídeo do jornalista e então âncora do "Jornal da Globo" William Waack proferindo palavras de conotação racista surgiu no fim de 2017. O jornalista posteriormente classificaria o que disse como "brincadeira infeliz". Waack, foi afastado imediatamente de suas funções e, algumas semanas depois, desligado da empresa após um acordo que ainda hoje suscita hipóteses e boatos.

Leia também: William Waack se defende de acusações de racismo e critica a Globo em artigo

Superficialmente ambos os casos não guardam qualquer semelhança. Mas apenas superficialmente. Em ambos os casos trata-se de um vazamento criminoso de propriedade subtraída, a despeito de suas particularidades e circunstâncias, da emissora. Waack insistentemente bateu nessa tecla como se fosse possível se desviar do julgamento popular tão sumário quanto descompromissado com questões de natureza jurídica ou contexual. 

William Waack durante entrevista concedida a Augusto Nunes
Reprodução/Veja
William Waack durante entrevista concedida a Augusto Nunes

A grande diferença reside na capacidade de empatia que os vazamentos acarretam. Se a "brincadeira" de Waack enseja repugnância e ranço, as circunstâncias que acometem Paolla provocam simpatia e solidariedade. Em um Brasil que se habitua a polarizações e meias-verdades, a inflexão se faz necessária. Há vazamentos bons e ruins? É mesmo possível tolerar este raciocínio em um escopo em que não há institucionalidade pública envolvida? Há quem demonstre impaciência quando se argumenta que a maneira como o episódio de Waack foi administrado pela Globo e pela opinião pública o prejudicou nos âmbitos pessoal e profissional. Afinal, de fato o comentário jocoso foi na esfera privada. Assim como ocorreu com a gravação de Paolla Oliveira. Qual o limite do interesse público em casos dessa natureza? 

Leia também: Com biquíni fio dental, Paolla Oliveira mostra corpaço em dia de mergulho

Há maior ou menor interesse público em fotos sensuais da atriz global do que na ciência de que um jornalista é preconceituoso? Qual a régua deve prevalecer aqui se, em ambos os casos, um crime detonou a questão e a privacidade foi invadida de maneira violenta? Há de se ponderar à luz dos novos fatos que justiciamento não é justiça e isso não se circunscreve essencialmente aos vazadores, mas a todos nós que temos aquela velha opinião formada sobre tudo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!