Relembre dez polêmicas em que Dado Dolabella já se envolveu
Com um longo "currículo de agressões" e várias confusões, Dado Dolabella sempre foi uma figura polêmica da mídia; relembre vezes que o ator causou
Quando se fala em Dado Dolabella, é certeza de que alguma polêmica vai surgir na discussão. O ator, que começou como galã de "Malhação" lá em 2001, mudou muito ao longo dos anos, mas sempre esteve metido em confusões. No início da carreira Dado era visto como bad boy e estava sempre causando. Com várias namoradas famosas, ele ficou marcado após várias polêmicas, inclusive por ter agredido Luana Piovani.
Leia também: Dado Dolabella detona Dani Suzuki após post no Instagram
Além de já ter sido acusado de violência doméstica, Dado Dolabella também já arranjou confusões em programas de televisão , na frente ou por trás das câmeras, e chegou a ter seu contrato com emissora cancelado depois de protagonizar um escândalo. Depois de anos o ator assumiu postura de ativista e começou a causar nas redes sociais, mas nem isso o livrou virar assunto. Relembre dez vezes em que Dado Dolabella criou confusão e levantou polêmicas ao longo de sua carreira.
Críticas contra Dani Suzuki
Dado comprou briga gratuitamente com a atriz Dani Suzuki em uma publicação feita por ela em uma rede social. Ela estava fazendo uma chamada publicitária de um produto destinado a quem tem intolerância a lactose e que aliviava desconfortos quando a proteína era ingerida. O ator, ativista vegano, arrumou confusão nos comentários. Indignado com publicação, ele escreveu “pode ter leite? Vai tomar o leite da sua mãe... Deixam as vacas em paz. [...] Não faça esse desserviço à sociedade! Apaga isso!”. Os seguidores de Dani criticaram duramente o comentário que o ator deixou em sua publicação alegando que ninguém é obrigado a seguir o veganismo .
Quase foi parar no xadrez
Pai de João Valentim, seu filho com Viviane Sarahyba, Dolabella deixou de cumprir suas obrigações com a criança, segundo uma denúncia feita pelo advogado da publicitária. Ele alegou que desde que os dois se separaram, em 2010, Dado não pagava a pensão alimentícia da criança. Em contrapartida, a defesa do ator alegou que ele arcava com os custos do plano de saúde do filho e com as prestações da casa onde a mãe vivia com ele, mas, mesmo assim, ele poderia ser preso por não estar em dia com a pensão.
Morte de Betty Lago
Dado não perdeu a chance de piorar sua fama na internet quando a atriz Betty Lago morreu por causa de um câncer. O ator fez uma publicação no seu Facebook bastante controversa sobre o acontecimento, na qual relacionava a morte de Betty com o consumo de carne. “Que a sua morte sirva de exemplo para todos... O hábito alimentar da maioria da sociedade está completamente doente”, escreveu na rede social. Como se não bastasse, Dado ainda terminou seu texto dizendo “estude sobre veganismo! Evite esse destino na sua vida e também na de quem você ama”. A atitude do ator não pegou nada bem e gerou muita revolta online, pois dava a entender que estava culpando Betty Lago por sua própria doença e que sua história serviria de exemplo para as pessoas adedirem ao veganismo.
Leia também: Luana Piovani relembra agressão de Dado Dolabella: "Poderia ter sido muito pior"
Saiu no tapa com João Gordo
Em 2003, Dado teve um desentendimento daqueles com João Gordo. Convidado do apresentador no seu programa “Gordo a Go Go”, o ator tirou armas de uma maleta e começou a desafiar e provocar o músico, dizendo que ele havia traído o movimento punk. A discussão entre os dois foi ficando mais tensa e eles partiram para agressões físicas quando Dado quebrou a mesa de João Gordo com um machado. A equipe de produção da MTV precisou intervir na briga entre os dois antes que as coisas ficassem ainda mais intensas. Dez anos depois da confusão entre eles, o ator comentou o caso e se dizia chateado daquilo ter ocorrido. Tarde demais para desculpas?
Agressão contra filho...
Na longa lista de polêmicas de sua carreira, Dado Dolabella já foi acusado de ter agredido um de seus filhos, que na época tinha apenas dois anos. Sua ex-affair Fabiana Neves fez uma denúncia dizendo que o ator havia dado um tapa na cabeça da criança e o chamado de “débil mental” após uma briga com o meio irmão, João Valentim. O ator chegou a acusar a ex de ter mentido para se beneficiar e conseguir aumentar o valor de sua pensão.
Leia também: Luana Piovani sobe o tom de críticas a Kadu Moliterno em rede social
... e contra a ex Viviane Sarahyba...
Dado e Viviane Sarahyba foram casados por quase um ano e chegaram a ter um filho, mas o relacionamento desmoronou cedo por causa do comportamento problemático do ator, segundo foi relatado naquele momento. A publicitária entrou com uma ação judicial contra ele alegando que havia sido agredida e ganhou a causa, fazendo Dado ser condenado a dois meses e quinze dias de detenção por agressão verbal e por ter riscado a lataria do carro de Viviane. O ator precisou deixar a casa em que vivia com Viviane às pressas, somente com seus pertecentes, após a decisão judicial sobre a separação dos dois.
... e contra produtor da Record...
Durante a produção da novela “Vitoria”, da Record, Dado encarou mais uma polêmica: o coordenador de produção da emissora, Carlos Henrique Andrade Araújo, prestou queixa contra o ator, como sempre, o acusando de agressão . Dado o teria empurrado da escada enquanto filmavam em um set em Curaçao e a confusão começou porque o ator se revoltou pela falta de café no local. Depois do desentendimento, a Record rescindiu o contrato de Dado Dolabella.
... e contra Luana Piovani
A agressão que cometeu contra Luana Piovani e sua camareira, Esmeralda de Souza, uma senhora de 65, marcou a carreira de Dado Dolabella e é assunto até hoje. Tudo começou quando o casal estava em uma balada no Rio de Janeiro e Dado começou a agredir a então noiva e, no meio da confusão, acabou derrubando a camareira no chão. Esmeralda quebrou um braço e o outro ficou imobilizado. Logo após o ocorrido Luana terminou seu relacionamento com o ator e entrou com uma ação contra ele na justiça. O processo teve idas e vindas – o ator chegou a ser inocentado em uma instância – contudo o Superior Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu pela condenação de Dado, pois o caso se enquadrava na Lei Maria da Penha. De 2008 para cá, os dois trocaram farpas em redes sociais e o ator chegou a admitir que não se arrependida de ter agredido Luana que, por sua vez, já ironizou o comportamento do ex-companheiro.
Polemizando beijo gay
Quando Bruno Gagliasso e João Vicente deram um selinho durante uma premiação como forma de protesto, Dado comentou o assunto em redes sociais, ironizando a atitude dos colegas, e soltou uma piada homofóbica sobre o fato. “Pra liberar o fiofó tem que ser macho pracaxana”, escreveu. Um seguidor entrou na onda do ator e disse que isso estava na moda e, novamente, Dado causou. “Ainda bem que eu não sigo e nunca segui tendências”, disse. A posição do ator foi duramente criticada por uma parte dos internautas que acharam que suas piadas foram ofensivas.
Leia também: Dado Dolabella diz não ter se arrependido de agredir Luana Piovani
“Mais feminista que eu?”
Dado Dolabella tem um histórico bem negativo de agressão contra mulheres ao longo dos anos, mas para a surpresa dos internautas, o ator se declarou feminista na internet e ainda debochou de outros comentários na publicação em que fez a revelação. Militante vegano, Dado escreveu “e a agressão contra o homem? E a agressão contra qualquer animal?”. Em seguida, já em outras respostas o ator declarou “além de feminista, sou ser humanista. Luto por uma vida melhor principalmente para os meus filhos” e finalizou “mais feminista que eu?”, ironizando outros comentários. A reação de Dado virou alvo de críticas e piadas dos internautas e até inspirou um site que listavam coisas “mais feministas” que o ator.