O Corpo de Bombeiros de São Paulo enviou uma recomendação
à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento pedindo o cancelamento do show do cantor Roberto Carlos previsto para esta sexta-feira (19) na Arena Pacaembu.
O "Rei" deverá se apresentar no local em celebração aos seus 83 anos de vida.
A apresentação está marcada para acontecer no 2º subsolo do antigo estádio, concedido para a Concessionária Allegra Pacaembu. O local, que ainda está em obras, será reinaugurado como um espaço de lazer e entretenimento. A expectativa é que o show atraia cerca de 3 mil pessoas.
"No entanto, é importante salientar que a edificação onde ocorrerá o evento não possui licença vigente do Corpo de Bombeiros", afirma o ofício protocolado no órgão municipal. A corporação disse ter realizado uma vistoria no local na terça-feira (16) e constatado uma série de irregularidades, entre elas:
- Casa de bombas de incêndio não compartimentada;
- Falta de dados de vazão e pressão das bombas de hidrantes e chuveiros automáticos;
- Sistema de hidrantes despressurizado;
- Bombas reservas a diesel não instaladas;
- Reservas de incêndio que atendem os sistemas de hidrantes e chuveiros automáticos ligadas em série;
- Tomadas de ar não concluídas;
- Compartimentações descritas em plantas não concluídas e abertas em vários pontos;
- Caixas de elevadores abertas, com os equipamentos não instalados e não compartimentados;
- Rotas de fugas obstruídas por andaimes instalados no piso de descarga;
- Instalação da central de alarme não concluída e em manutenção no momento da vistoria;
- Instalação dos ramais do chuveiro automático não concluída, com o local em obras e diversos pontos abertos em pavimentos diferentes;
- Shafts abertos em todas as passagens de tubulação hidráulica e elétricas vistoriadas;
- Sistemas de ventilação e extração de fumaça não instalados;
- Sistema de pressurização das escadas não instalado;
- Dutos de ventilação não instalados;
- Salas de pressurização não compartimentadas;
- Portas corta-fogo não instaladas; e
- Chaves de fluxo sem interligação com a central de alarme.
O Corpo de Bombeiros também acusa a organização do evento de não ter cumprido o prazo de sete dias de antecedência para pedidos de análise de projetos de instalações temporárias, nem o de dois dias úteis para pedidos de vistoria. "Caso o evento ocorra, será em total revelia ao Corpo de Bombeiros", diz ainda o documento.
Nas redes sociais, a Allegra Pacaembu classifica o evento, marcado para às 21h, como uma "experiência em construção". Em publicações, a concessionária afirma que o público terá "o privilégio de vivenciar um spoiler do que o futuro reserva para o espaço".
Na manhã desta sexta-feira (19), foi publicado no Diário Oficial um despacho que autoriza o show de Roberto Carlos. A Four Even, empresa responsável pela organização do evento, recebeu parecer técnico favorável à apresentação, mas terá que seguir algumas ressalvas.
Em comunicado à revista Quem, a Allegra, responsável pela arena, alegou "que o evento atenderá todas as normas vigentes na cidade e oferecerá as condições de conforto e segurança necessárias para uma experiência de alta qualidade". "A respeito do ofício do Corpo de Bombeiros, a Concessionária informa que dará todas as respostas necessárias à corporação, demonstrando que cumpre a legislação para um evento temporário", reforçou.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp