Romance histórico e 'dramédias': conheça filmes da diretora de Barbie

Greta Gerwig é conhecida por atuar e escrever projetos da carreira, que renderam indicações ao Oscar antes do longa aguardado sobre a boneca; confira!

'Nights and Weekends'

O filme independente lançado em 2008 é dirigido, roteirizado e estrelado por Greta Gerwig e Joe Swanberg, cineasta com quem a diretora já namorou. O drama acompanha a história de um casal apaixonado que decide terminar o relacionamento por morar em cidades diferentes.

Reprodução/IMDB - 17.07.2023

'Northern Comfort'

Greta também teve mais de um trabalho no filme independente de 2010, como atriz e roteirista. O longa ganhou o prêmio de "Melhor Filme" em um festival de cinema indie, o Southern New England Indie Film Fest. A trama acompanha a trajetória de dois estranhos que se encontram no caminho para o Canadá.

Reprodução/IMDB - 17.07.2023

'Frances Ha'

O longa de 2012 é um dos mais conhecidos da trajetória de Gerwig como atriz. Ela interpretou a protagonista Frances e contracenou com Adam Driver ("Star Wars"). A produção exibe os desafios emocionais e financeiros de uma jovem sonhadora que vive em Nova York. Greta é co-roteirista do projeto e direção é de Noah Baumbach, com quem ela vive um relacionamento desde 2011.

Reprodução/Twitter - 17.07.2023

'Mistress America'

Greta também foi protagonista e roteirista do filme de 2015, que explora a vida de uma caloura solitária chegando a faculdade em Nova York e se decepcionando com a falta de glamour da cidade. Noah Baumbach, companheiro de Gerwig, é diretor do longa e também divide o trabalho no roteiro. O projeto se encaixa no estilo de uma "dramédia", que mistura os gêneros de drama e comédia.

Reprodução/Twitter - 17.07.2023

'Lady Bird - A Hora de Voar'

As indicações ao Oscar na carreira de Greta começaram com o filme de 2017, em que trabalhou como roteirista e diretora. O longa é estrelado por Saoirse Ronan, que interpreta uma adolescente no último ano do ensino médio. Também considerado "dramédia", o projeto tem 99% de aprovação no site de crítica especializada "Rotten Tomatoes" e tornou Gerwig a quinta mulher na história indicada ao Oscar de "Melhor Direção". "Lady Bird" também rendeu indicações pelo roteiro e ao elenco.

Reprodução/A24 - 17.07.2023

'Adoráveis Mulheres'

Saoirse Ronan voltou a trabalhar com Greta no filme de 2019, um romance histórico que adapta o livro de mesmo nome de Louisa May Alcott, lançado em 1868. Diretora e roteirista do longa, Gerwig foi indicada ao Oscar de Melhor Filme ao lado do companheiro, Noah Baumbach, que concorria ao prêmio por "História de um casamento" - "Parasita" levou o prêmio naquela edição. "Adoráveis Mulheres" ganhou a estatueta por "Melhor Figurino".

Reprodução/Sony Pictures - 17.07.2023

'Barbie'

O filme sobre a boneca é o mais aguardado da carreira de Greta Gerwig, que trabalhou no roteiro ao lado do marido, Noah Baumbach. Margot Robbie e Ryan Gosling são os protagonistas, mas o elenco conta com nomes como America Ferrera, Emma Mackey, Issa Rae, Kate McKinnon e mais.

Reprodução/Globo - 17.07.2023

Fique por dentro do mundo dos famosos: veja as notícias no iG Gente!

ig

Veja mais Top Stories