Novo filme de ‘Jogos Vorazes’ se destaca entre adaptações problemáticas

Franquia merece ser revisitada com ‘A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’, enquanto projetos como ‘Harry Potter’ saturam o mercado cinematográfico com reproduções de tramas já conhecidas; veja motivos!

‘A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’

Após quatro filmes de sucesso de bilheteria, "Jogos Vorazes" retorna com um longa em 17 de novembro. A produção é uma adaptação do quarto livro de Suzanne Collins, que se passa neste mesmo universo, mas retoma anos antes da revolução comandada por Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence). Em "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", acompanhamos Coriolanus Snow aos 18 anos, muito antes de se tornar o presidente tirânico de Panem.

Reprodução/Instagram - 08.05.2023

Por que se destaca?

O novo filme de "Jogos Vorazes" traz não só uma história inédita da franquia, como um elenco de peso para representar os personagens no cinema. Foram escalados nomes elogiados da indústria como Viola Davis ("A Mulher Rei"), Hunter Schafer ("Euphoria"), Peter Dinklage ("Game of Thrones") e Rachel Zegler ("Amor, Sublime Amor"), esta última que dá vida à protagonista Lucy Gray. O longa também agrada ao público ao problematizar as origens de Snow, explorando o que o levou a se tornar o grande vilão da saga original.

Reprodução/Instagram - 08.05.2023

Adaptações problemáticas

Desde o lançamento dos filmes iniciais, "Jogos Vorazes" segue longe de polêmicas e propondo reflexões importantes ao público. A relevância da saga torna a obra digna de ser revisitada, em meio a outros projetos em que nem as controvérsias impediram de ganhar novas adaptações. Um caso controverso é da franquia de "Harry Potter", que continua com novos filmes e até uma série inédita baseada nos livros.

Reprodução/Warner Bros - 08.11.2022

Nova série

JK Rowling, autora dos livros de "Harry Potter", está por trás da nova série do universo bruxo, como produtora executiva. A escritora é alvo de polêmicas há anos, pelos constantes posicionamentos transfóbicos. O envolvimento da britânica no seriado do HBO Max foi recebido entre muitas críticas do público, já que as controvérsias não prejudicam uma autora abertamente transfóbica de continuar lucrando com os projetos da saga.

Divulgação/Instagram

Mercado saturado

Enquanto "Jogos Vorazes" revisita uma história e inova com uma trama original, projetos como a série de "Harry Potter" acabam saturando o mercado cinematográfico ao repetir os mesmos enredos com novos atores. "Crepúsculo" é outra franquia que recentemente teve uma série confirmada, com a autora Stephenie Meyer envolvida nos bastidores do projeto. O apreço do público com a saga dos vampiros e lobisomens não justifica a constante insistência da indústria em dar novas caras a projetos de sucesso, o que pode cansar os espectadores pela falta de narrativas inéditas.

Reprodução/Instagram

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução

Veja mais Top Stories