O Boi Caprichoso, protagonista da festa, durante a apresentação da agremiação
Bruno Zanardo/Secom
O Boi Caprichoso, protagonista da festa, durante a apresentação da agremiação


O boi-bumbá Caprichoso é campeão do 55° Festival Folclórico de Parintins. Com 1.259,3 pontos, o boi da estrela na testa superou o Garantido, que teve 1.258,5 pontos, e conquistou o 24° título da agremiação folclórica. A apuração ocorreu, na tarde desta segunda-feira (27), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, palco do duelo entre os bois.

O Festival de Parintins não acontecia desde 2019 e a volta foi marcada por desistências por parte da equipe vermelha. David Assayag anunciou nesta segunda-feira (27) que não é mais o levantador de toadas do Boi Garantido. A informação foi publicada por ele nas suas redes sociais, com uma mensagem de despedida. David deixa o bumbá vermelho apenas um dia após Sebastião Júnior, também levantador de toadas, ter anunciado sua saída. Além dos dois, o diretor musical Leonardo Pantoja, o levantador de toadas Edilson Santana e Rogely Ferreira Patrocinio, que interpretava Catirina, deixaram o boi vermelho momentos antes de o concorrente, o boi Caprichoso ser declarado campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins.

“É com grande tristeza que despeço-me do posto de levantador oficial de toadas do Boi Garantido. Em todos os momentos me dispus a somar na área musical e jamais aprovei qualquer tipo de divisão que sempre é e será prejudicial ao Garantido”, escreveu David.

David ainda chegou a pedir desculpas por um possível baixo rendimento dele no Bumbódromo. “Peço desculpas ao povo encarnado se não consegui, neste festival, alcançar performance esperada, devido a fatores alheios à força do meu sentimento e da minha consciência pela vitória do Garantido”, completou.

Um dia antes de David anunciar a saíde, o também levantador de toadas, Sebastião Júnior, anunciou sua despedida. Segundo informações do jornal A Crítica, a decisão teria sido política e relacionada com a volta de David Assayag para o Garantido. Este ano o boi decidiu ter três cantores.

Representantes do Caprichoso celebram vitória no festival de Parintins
Bruno Zanardo/Secom
Representantes do Caprichoso celebram vitória no festival de Parintins

Sebastião estreou no Garantido em 2010, substituindo justamente David Assayag, que na época trocou o boi da Baixa pelo Caprichoso, causando grande comoção entre os torcedores vermelhos. A volta de David para o Garantido, em 2020, foi rejeitada por parte da torcida, que seguia provocando David em ensaios e eventos com o refrão "perdeu pro Sabá" (Sebastião).

Depois, mais três integrantes do Boi Garantido anunciaram a saída do bumbá: o diretor musical Leonardo Pantoja, o levantador de toadas Edilson Santana e Rogely Ferreira Patrocinio, que interpretava Catirina.

Leonardo Pantoja explicou que seu contrato com o Garantido encerrou, e com ele, independentemente de resultados, a passagem dele pela agremiação.
Já o levantador de toadas Edilson Santana disse que sua saída tinha como objetivo deixar o Garantido mais forte.

Enquanto isso, a intérprete de Catirina, Rogely Patrocinio, agradeceu sua participação e disse ter realizado um sonho, com orgulho, inspirada em mulheres que tanto admirou como Catirina.

Em três noites, o Festival Folclórico de Parintins recebeu 50 mil pessoas no Bumbódromo, nos dias 24, 25 e 26 de junho. Na arena, foram mais de 3 mil brincantes em cada noite de apresentações.

(Com Agência Amazonas)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!