Carnaval 2022: Mancha Verde é a grande campeã em São Paulo
Mocidade Alegre é vice e Império de Casa Verde ficou em terceiro lugar; Colorado do Brás e Vai-Vai caíram para o Grupo de Acesso I
Mancha Verde foi eleita campeã do Carnaval de São Paulo no Grupo Especial após dois anos sem desfilar no sambódromo do Anhembi. A escola, com o enredo 'Planeta Água', venceu a disputa entre as escolas. Na apuração desta terça-feira (26), as escolas Mocidade Alegre e Império de Casa Verde acabaram com o vice-campeonato e o terceiro lugar, seguido por Tom Maior. Colorado do Brás e Vai-Vai caem para o Grupo de Acesso.
Veja a comemoração da Mancha Verde nas redes sociais:
Antes da apuração começar, duas escolas já estavam tensas para a leitura das notas. A Colorado do Brás e a Acadêmicos do Tatuapé perderam 0,5 ponto, punidas. A primeira, por uso de merchandising na camisa de um dos componentes e a segunda, por usar maquinário da infraestrutura da Liga-SP para empurrar um carro alegórico pela avenida.
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro das principais notícias dos famosos e da TV
O primeiro lugar, durante toda a apuração, ficou entre Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria, Império de Casa Verde e Gaviões da Fiel. No quesito Evolução, as notas mudaram e Mocidade Alegre tomou à frente, empatando com Tucuruvi e Império. Rosas de Ouro, que estava empatada, caiu para 10º lugar no momento, mas recuperou as colocações.
No fim da leitura das notas, Mancha Verde, Mocidade Alegre, Império de Casa Verde e Tom Maior empataram. O quesito da Comissão de Frente desempatou as escolas. Segundo o presidente da escola, Paulo Serdan, o diferencial foi não ter abandonado a equipe durante a pandemia da Covid-19. "Quando você tem amor, tem carinho, resulta, resultou quando teve problema no braço da estrutura. A gente resolveu o problema", disse para a Globo.
A Vai-Vai, que voltou para o Grupo Especial neste ano, passou por apuros durante a leitura das notas. Em boa parte do tempo ela entrou e saiu da classificação para cair para o Grupo de Acesso I do Carnaval paulistano, mas não conseguiu recuperar a nota e terminou em último lugar.
A classificação das escolas, contando com os critérios de desempate, terminou assim:
- Mancha Verde
- Mocidade Alegre
- Império de Casa Verde
- Tom Maior
- Vila Maria
- Águia de Ouro
- Dragões da Real
- Gaviões da Fiel
- Rosas de Ouro
- Barroca Zona Sul
- Acadêmicos do Tucuruvi
- Acadêmicos do Tatuapé
- Colorado do Brás
- Vai-Vai