A 40ª edição do MTV Video Music Awards (VMA) consagrou o rapper Lil Nas X e a jovem cantora Olivia Rodrigo, em cerimônia que voltou a contar com a presença do público após o evento reduzido no ano passado devido à pandemia. A premiação aconteceu na noite do úlltimo domingo, na arena Barclays Center, no Brooklyn, em Nova York, com plateia lotada e munida de máscaras.
O show começou com um vídeo pré-gravado de Madonna, que fez história no primeiro VMA, em 1984, com uma performance de "Like a virgin". Lil Nas X recebeu o prêmio mais importante da noite, na categoria Vídeo do Ano, por "Montero (Call Me by Your Name)".
"Obrigado à agenda gay. Vamos, agenda gay", declarou o jovem de 22 anos, que, em 2019, peitou o conservadorismo do meio country nos EUA e decidiu combater outros preconceitos ao anunciar publicamente que era gay.
Olivia Rodrigo venceu em três categorias, incluindo Canção do Ano (por "Drivers License") e Artista Revelação.
"Sou muito agradecida por poder fazer música e as coisas que amo e chamar isso de meu trabalho", afirmou a jovem de 18 anos, cujo álbum de estreia "Sour" alcançou o topo das paradas.
Justin Bieber venceu nas categorias Artista do Ano e Melhor Vídeo Pop (por "Peaches"). Bieber, de 27 anos, voltou ao palco do VMA pela primeira vez em seis anos.
"A música é uma forma incrível de alcançar as pessoas e nos unir a todos", disse Bieber, referindo-se aos dias sombrios da pandemia.
BTS conquista prêmio
A banda de K-pop BTS também estava entre os grandes vencedores da primeira grande premiação em Nova York a ser realizada com um público completo de fãs e celebridades desde a pandemia do coronavírus. BTS foi eleito o Grupo do Ano e ganhou o prêmio de Melhor K-Pop com o single "Butter". A banda enviou agradecimentos por vídeo, da Coreia do Sul.
A cerimônia ainda contou com uma apresentação de Alicia Keys, que entoou "Empire State of Mind" ao ar livre, tendo como pano de fundo o horizonte de Nova York. Os músicos Doja Cat, Ed Sheeran, Busta Rhymes, Camila Cabello, Shawn Mendes e Machine Gun Kelly também estiveram no palco ao lado de Alicia Keys.
Jennifer Lopez e Cyndi Lauper deixaram os fãs loucos com aparições inesperadas, com Lauper defendendo o direito ao aborto e ressaltando que as mulheres querem "controle sobre nossos corpos".
Confusão entre famosos
A noite de premiações do VMA 2021 foi marcada por uma briga entre famosos no tapete vermelho. Astro do UFC, o lutador Conor McGregor se desentendeu com o músico Machine Gun Kelly, e ambos quase se agrediram fisicamente.
Em fotos que circulam nas redes sociais, é possível ver McGregor, com um paletó rosa, sendo contido por seguranças. O lutador tentou dar um soco no músico. Segundo o portal TMZ, a briga se iniciou quando Conor McGregor pediu para posar numa foto com Machine Gun Kelly, e o músico negou. Nesse momento, para afastar o lutador, que insistia em fazer um registro com a câmera do celular ao lado do artista, os seguranças de Gun Kelly chamaram a atenção do lutador e e ele ficou irritado.
Show de Anitta
A expectativa era grande para a performance de Anitta no VMA 2021. Seria a primeira vez que um brasileiro faria algo do tipo na premiação da MTV americana. No entanto, fãs da estrela pop reclamaram que a apresentação não foi exibida na versão brasileira do canal por fazer parte de uma ação comercial de um patrocinador. Ou seja: só viu quem assistiu o intervalo nos Estados Unidos.
Para o público americano, Anitta cantou "Gir from Rio", com imagens da Cidade Maravilhosa ao fundo. A funkeira carioca aproveitou o evento para lançar uma parceria comercial com uma famosa rede de fast food. A própria MTV divulgou que Anitta "faria sua primeira apresentação no VMA", mas a gravação previamente gravada foi exibida no intervalo do evento, sem que ela subisse ao palco.
Lista de premiados do VMA 2021
Clipe do ano
Lil Nas X – "MONTERO (Call Me By Your Name)"
Artista do ano
Justin Bieber
Música do ano
Olivia Rodrigo – "Drivers license"
Artista em ascensão
Olivia Rodrigo
Você viu?
Melhor parceria
Doja Cat ft. SZA – "Kiss Me More"
Melhor clipe de Pop
Justin Bieber ft. Daniel Caesar, Giveon — "Peaches"
Melhor clipe de Hip Hop
Travis Scott ft. Young Thug & M.I.A . — "FRANCHISE"
Melhor clipe de Rock
John Mayer — "Last Train Home"
Melhor clipe de música alternativa
Machine Gun Kelly ft. blackbear — "My ex's best friend"
Melhor clipe de música latina
Billie Eilish & ROSALÍA — "Lo Vas A Olvidar"
Melhor clipe de R&B
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic — "Leave The Door Open"
Melhor clipe de K-POP
BTS — "Butter" — BIGHIT MUSIC Monsta X — "Gambler"
Melhor clipe com mensagem
Billie Eilish — "Your Power"
Melhor direção
Lil Nas X — "MONTERO (Call Me By Your Name)", dirigido por Lil Nas X e Tanu Muino
Melhor direção de fotografia
Beyoncé, Blue Ivy, SAINt JHN, WizKid — “Brown Skin Girl”, com fotografia de Benoit Soler, Malik H. Sayeed, Mohammed Atta Ahmed, Santiago Gonzalez, Ryan Helfant
Melhor direção de arte
Saweetie ft. Doja Cat – “Best Friend”, com direção de arte de Art Haynes
Melhores efeitos visuais
“Montero (Call Me By Your Name)” , de Lil Nas X
Melhor coreografia
“Treat People With Kindness” , de Harry Styles, com coreografia de Paul Robert
Melhor edição
Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic , em “Leave tfsihe Door Open”, editado por Troy Charbonnet
Grupo do Ano
BTS
Música do Verão
"Butter" , do BTS