China vai criar lista de músicas proibidas em karaokês

Sanção do governo está previsa para entrar em vigor no mês de outubro

Foto: Thais Carrança - De São Paulo para a BBC News Brasil
Karaokê na China terá listas de músicas proibidas


O governo da China vai banir músicas em karaokês com letras consideradas "prejudiciais à sociedade". Em comunicado divulgado na terça-feira, o ministério da Cultura e Turismo ressaltou que incentiva que os estabelecimentos fornecerem músicas "saudáveis e edificantes" ao público. As novas regras estão previstas para entrar em vigor em outubro.

O comunicado destaca que as canções não podem conter "conteúdo que ameace a unidade nacional, a soberania ou a integridade territorial; viole políticas religiosas do Estado, propagando cultos ou superstições; e incentive atividades ilegais, como jogos de azar e drogas".



Conforme a agência estatal de notícias Xinhua, a China tem mais de 50 mil espaços de entretenimento com karaokês e a biblioteca básica de músicas tem mais de 100 mil itens. O ministério afirma que as empresas provedoras do conteúdo serão as responsáveis por auditar as músicas. No ano passado, o governo já havia banido 100 melodias acusadas de "promover violência".

Você viu?

O governo Chinês regula e proíbe fortemente conteúdos nas mais diversas plataformas. Nas redes sociais e sites, por exemplo, elimina postagens com violência, pornografia ou comentários considerados "politicamente sensíveis". Recentemente, transmissões ao vivo em plataformas de vídeo foram punidas por hospedar conteúdo considerado de "mau gosto".