Cinemateca em chamas
Reprodução Globo
Cinemateca em chamas

Responsável pela gestão de mais de 250 mil rolos de filmes e um milhão de documentos que contam a história do audiovisual brasileiro, a Cinemateca Brasileira vive a maior das crises de seus 65 anos . A instituição federal, que chegou a ser oferecida a Regina Duarte após deixar a atriz deixar o comando da Secretaria Especial da Cultura, em maio do ano passado, entrou em crise em dezembro de 2019. Foi , quando quando venceu o seu contrato com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), então gestora da instituição, que parou de receber recursos do governo federal.

Na época, o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, encerrou o contrato da Acerp para a realização da TV Escola. Como havia um aditivo para a administração da Cinemateca, a situação virou um imbróglio jurídico. As negociações para a resolução da dívida da OS com a União, de cerca de R$ 14 milhões, voltaram à estaca zero com a entrada de Mario Frias na secretaria, em junho de 2020. Neste mês, a brigada de incêndio, que era terceirizada, chegou a interromper seus trabalhos, e, durante uma falha de luz no bairro da Vila Leopoldina, o gerador da sede não funcionou.

Você viu?

O então prefeito da capital, Bruno Covas, cogitou propor um plano de municipalização da Cinemateca.As tentativas de prefeitura e governo paulistas resolverem a situação levou a uma troca de acusações nas redes sociais com Frias. O ápice da disputa se deu no dia 7 de agosto, quando as chaves da Cinemateca foram retomadas pela União, por meio de ofício da Secretaria especial da Cultura. A ação contou com uma comissão de funcionários federais, entre eles o secretário nacional do audiovisual substituto, Helio Ferraz de Oliveira, atual "nº 2" de Frias na pasta. O grupo foi acompanhado pela Polícia Federal.

Desde então, funcionários da equipe de preservação, que foram demitidos na ocasião, alertam que o acervo estava sem nenhum acompanhamento, e que seguranças, bombeiros e limpeza trabalhavam no local. Em abril, os trabalhadores divulgaram um manifesto, e planejavam um protesto para o próximo dia 7, quando faz um ano que a União retomou a Cinemateca. Mas o fogo chegou antes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!