A 92ª edição do The Academy Awards of Merit , o conceituado Oscar, acontece no próximo domingo (9) e, claro, já tem muita gente fazendo as suas apostas. O filme que mais recebeu indicações foi “Coringa”, que, inclusive, também foi um sucesso de bilheteria. “Era uma vez em Hollywood”, do diretor Quentin Tarantino, e “Dois Papas”, de Fernando Meirelles, também estão na disputa. O documentário “Democracia em Vertigem” representa o Brasil no mais importante prêmio do cinema. Agora, a pergunta é: quem tem chance de ganhar?

Leia também: Quem deve levar o prêmio de Canção Original no Oscar? Ouça e vote

O
Arte iG
O "Oscar 2020" acontece no próximo domingo (9)


Concorrendo em 11 categorias, incluindo Melhor Filme , Melhor Ator (Joaquin Phoenix) e Melhor Diretor (Todd Philips), “ Coringa ” é o grande queridinho do público. O longa que narra a história do mais notório vilão do Batman deve, sim, levar algumas estatuetas para casa, mas o filme “ Parasita ” é o que está sendo mais cotado para levar o Oscar de Melhor Filme .

“A dúvida é se os membros da Academia, reticentes a premiar filmes em língua não inglesa na categoria, reconhecerão a potência do longa-metragem coreano ou escolherão ‘1917’, que, se não inova na temática ‘filme de guerra’, impressiona pela estética e pela técnica meticulosa do falso plano-sequência”, ressaltou a professora da FIAM-FAAM especialista em cinema Isabella Goulart.

Joaquin Phoenix deve levar o prêmio por sua interpretação em
Divulgação/Imdb
Joaquin Phoenix deve levar o prêmio por sua interpretação em "Coringa"


Grande parte do sucesso de “Coringa” se deve a expressiva interpretação do seu protagonista – que deve desbancar Adam Driver, Antonio Banderas, Jonathan Price e Leonardo DiCaprio. “Indicado pela quarta vez a um Oscar de atuação, Joaquin Phoenix tem grandes chances de ganhar o prêmio mais famoso do cinema por sua performance vigorosa em ‘Coringa’ e Renée Zellweger pode levar a estatueta de Melhor Atriz pela biografia de Judy Garland”, comentou a especialista.

Pôster de
Divulgação/Imdb
Pôster de "1917"

A disputa de direção também está acirrada. “Cineastas autorais como Martin Scorsese (“O Irlandês”) e Noah Baumbach (“História de um Casamento”), cujos filmes foram distribuídos pela Netflix, e Quentin Tarantino (“Era Uma Vez em... Hollywood”) poderão perder o Oscar de direção para Sam Mendes (“1917”)”, prevê Isabella.

Leia também: "Coringa", "Toy Story 4 e filmes do Oscar que podem ser assistidos em casa

A especialista ressalta que não há mulheres indicadas nessa categoria, mas a diretora brasileira Petra Costa pode fazer história e conquistar o primeiro Oscar do Brasil com o documentário “ Democracia em Vertigem ”, da Netflix. “‘For Sama’, da cineasta síria Waad al-Kateab, é o favorito, mas ‘Democracia em Vertigem’ teve impacto na imprensa dos Estados Unidos”, analisou a profissional.

Cena do filme
Divulgação/Netflix
Cena do filme "Dois Papas", de Fernando Meireles

Leia também: Como fica a corrida pelo Oscar 2020 depois dos festivais outonais?

A Netflix chegou com tudo no Oscar 2020 e outro filme bem avaliado pela crítica que está na disputa é “Dois Papas”. Jonathan Pryce concorre a Melhor Ator , Anthony Hopkins a Melhor Ator Coadjuvante e o longa também disputa a categoria Melhor Roteiro Adaptado . Isabella adiantou que o filme provavelmente não ganhará os prêmios, embora “seja bem orquestrado por Fernando Meirelles”. “Klaus”, o primeiro filme original de animação da plataforma de streaming, foi indicado, mas deve perder a estatueta para “Toy Story 4” ou “Link Perdido”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!