Auditores fiscais do trabalho encontraram na manhã deste sábado na Cidade do Rock funcionários dormindo embaixo do palco Sunset do Rock in Rio . Os três trabalhadores são carregadores e trabalham na movimentação de equipamentos e instrumentos musicais das atrações do festival.
Leia também: Funk Orquestra agita Rock in Rio com Buchecha e Fernanda Abreu
A fiscalização já havia alertado na sexta-feira sobre a falta de controle de jornada de trabalho dos empregados contratados como carregadores. Os trabalhadores expuseram a situação aos ficais e a situação foi confirmada com a análise dos cartões de ponto da empresa.
Segundo os auditores, foi verificado que após as 22h30 não havia mais marcações no ponto, sendo constatado que o trabalho dos carregadores ocorria pela madrugada e que havia dobras de horário, com alguns trabalhadores realizando duas jornadas seguidas.
Leia também: Cantor bêbado no Rock in Rio? Curador do Sunset conta curiosidades do festival
Os representantes da empresa terceirizada foram notificados e assinaram um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta junto à Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região para controlar a jornada dos empregados e não realizar dobras de jornada, bem como impedir que trabalhadores pernoitassem embaixo dos palcos.
“O trabalho dos carregadores é desgastante, envolvendo peso e deslocamento dos equipamentos. O controle inadequado de jornada gera prejuízos e pode ampliar o risco de acidentes”, afirmou Olivar Brandão, auditor fiscal do trabalho e coordenador da fiscalização do trabalho em Grandes Eventos.