Há quase 20 anos, mais especificamente 18, os Estados Unidos viviam um de seus dias mais sombrios. Em 2001, na manhã de 11 de setembro, 19 terroristas sequestraram quatro aviões e colidiram dois deles intencionalmente contra as Torres Gêmeas, localizadas no complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova York.
Leia também: Flávio Bolsonaro compartilha post que compara 11 de setembro à facada em seu pai
Um dos quatro aviões colidiu contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA e símbolo de poder do País. Com o alto número de mortes, o ataque de 11 de setembro comoveu pessoas em diversos continentes e foi altamente repercutido pela imprensa.
Leia também: 11 fatos marcantes na tragédia de 11 de Setembro nos EUA
Em homenagem e respeito à data, o iG Gente elaborou uma lista de produções que pegaram a tragédia e à adaptaram em obras emocionantes tanto no audiovisual como na literatura. Não deixe de conferir.
"The Looming Tower"
Os ataques ao complexo World Trade Center poderiam ser evitados? Bom, essa é a premissa da série "The Looming Tower", que estreou no Amazon Prime Video em 2018.
Inspirada no livro vencedor do Pulitzer “O Vulto das Torres: a Al-Qaeda e o Caminho até 11/09”, de Lawrence Wright, a série narra as investigações do FBI e da CIA nos eventos que antecederam o atentado.
"A Hora Mais Escura" (2013)
Dirigido por Kathryn Biegelow, a obra mostra os esforços do serviço secreto dos EUA para capturar os terroristas e a busca incessante para matar Osama Bin Laden.
"Voo United 93" (2006)
Diferente do anterior, este filme retrata o desespero vivido pelos passageiros do voo united 93, que foi sequestrado por terroristas. Os passageiros conseguiram impedir os planos dos sequestradores.
Você viu?
"As Torres Gêmeas" (2006)
Protagonizado por Nicolas Cage, o longa conta a dramática experiência de dois bombeiros que ajudaram as vítimas durante o ataque.
"Tão Forte e Tão Perto" (2012)
Com Tom Hanks e Sandra Bullock no longa, o filme conta a história de um menino que encontra uma chave de seu pai, que foi morto no atentado. Acreditando ser uma mensagem, o garoto inicia uma emocionante busca pela cidade para encontrar a fechadura.
"Plano de Ataque" (2006)
Após anos de pesquisa, o autor Ivan Sant’Anna revelou em seu livro a trajetória dos homens que planejaram o ataque em Nova York e daqueles que sequestraram os quatro aviões.
O autor reconstitui episódios ainda pouco conhecidos do drama humano, dos terroristas e das vítimas, além de responder a perguntas como: Como os pilotos suicidas foram recrutados e quais treinamentos receberam no Afeganistão? Como foi concebido o atentado?
"Lembranças" (2010)
Com Robert Pattinson como carro-chefe, o longa conta a história de Tyler Roth, um jovem que não tem uma boa relação com o pai. Um dia, seu pai o convida para uma conversa em seu escritório. Para infelicidade dos dois, o dia era 11 e o mês era setembro.
"11 de setembro" (2002)
O livro reúne uma série de entrevistas concedidas por Noa Chomsky a jornalistas estrangeiros, no período de um mês, que se seguiu aos atentados aos edifícios em Nova York, e ao Pentágono, em Washington.
"Segredos de Estado" (2006)
Nesta obra, produzida pela França, Portugal e Itália, o enredo gira em torno de um espião que precisa fugir por saber demais sobre os atentados que iriam acontecer nos Estados Unidos.
"O Fundamentalista Relutante" (2007)
Leia também: Estados Unidos recordam 18 anos dos atentados de 11 de setembro
Para fechar a lista de obras culturais que retratam o 11 de setembro está um livro do escritor Mohsin Hamid, que narra a história de Changez. Depois de estudar em Princeton, o personagem tinha a vida praticamente ganha, mas tudo muda quando ele vê, pela televisão, as Torres Gêmeas desmoronando. Sua vida, então, se alterará por completo.