Agora é oficial: a música Old Town Road , do rapper Lil Nas X com o cantor country Billy Ray Cyrus , entrou na 17ª semana consecutiva no topo do ranking Hot 100, da "Billboard", e tornou-se a canção que lidera há mais tempo a principal parada de sucessos americana na história.

Leia também: Líder das paradas americanas, rapper Lil Nas X anuncia publicamente que é gay

Old Town Road bate recorde de mais tempo no número 1 da
Divulgação/Imdb
Old Town Road bate recorde de mais tempo no número 1 da "Billboard"

Leia também: Billie Eilish se destaca entre os novatos indicados ao VMA 2019

Old Town Road superou o fenômeno reggaeton Despacito , de Luis Fonsi, Daddy Yankee e Justin Bieber, e One sweet day , hit de  Mariah Carey  , que ficaram com o primeiro lugar por 16 semanas seguidas. O sucesso do hit de Lil Nas X é um dos fenômenos mais interessantes da indústria nos últimos anos. Aos 20 anos, o rapper de Atlanta ainda gravava suas canções no closet da avó quando comprou o beat do single do produtor holandês YoungKio pelo YouTube.

A habilidade de Lil Nas X de criar memes divertidos no Twitter e no Instagram é parte essencial do seu sucesso. Ele diz que trabalha nisso com tanto afinco quanto na criação de raps. Desde que a música saiu, o rapper publicou em suas redes uma série de vídeos e montagens para chamar a atenção dos seguidores.

Você viu?

Ainda restrita, a estratégia de divulgação ganhou força quando a canção atingiu o influencer Michael Pelchat. Com traje de cowboy, ele gravou um vídeo engraçado de 15 segundos e postou para seus 123 mil seguidores na plataforma de vídeo TikTok (espécie de Snapchat, famoso nos EUA), em fevereiro. O clipe inocente inesperadamente viralizou e gerou uma série de versões de outros usuários. Era o começo do sucesso.

Para fugir da forte concorrência do hip-hop, Lil Nas X categorizou a música como country no SoundCloud. E foi assim que ela apareceu pela primeira vez na “Billboard”, alcançando a 19ª posição na parada country, dia 16 de março. Mas, em decisão polêmica, a revista decidiu excluir a canção das semanas seguintes, alegando ter se enganado: ela não “abraçava elementos suficientes da música country de hoje”.

Leia também: Cardi B lidera indicações no Billboard Music Awards e comemora em vídeo

Já contratado pela Columbia Records, braço da major Sony, Nas X respondeu com um remix da canção, agora com a participação de Billy Ray Cyrus  , ídolo da música sulista e pai da cantora pop Miley  . A versão saiu no dia 5 de abril e, na primeira semana, já liderava a “Hot 100”, ranking da “Billboard” que engloba todos os gêneros. Até agora, Old Town Road — remix  não saiu de lá.

Perguntado pelo “NYT” sobre como gosta de categorizara Old Town Road  , Lil Nas X respondeu de prontidão: “country-trap”. Ele é o primeiro artista a fazer, sozinho, um híbrido dos dois gêneros, sendo assim um expoente do que pode ser uma nova cena. “Mas se eu tivesse que escolher qual dos dois faz mais sentido, definitivamente seria country”, garantiu o jovem. Ele, porém, prefere não ver uma questão racial na decisão da “  Billboard  ”: “acho que é mais por ser uma música diferente demais”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!