Dar voz a um dos personagens mais conhecidos do universo Disney não é uma tarefa fácil e quem carrega a missão de ser o interprete nacional de Timão, do aguardado live-action de “ O Rei Leão ”, é Ivan Parante – um paulistano de 46 anos que soma sucessos no teatro musical e, atualmente, está no ar na novela “As Aventuras de Poliana”, do SBT .

Leia também: "O Rei Leão" aposta em nostalgia para conquistar em versão realista

Ivan Parente dubla Timão em
Divulgação/Disney
Ivan Parente dubla Timão em "O Rei Leão" e ficou emocionado ao cantar Hakuna Matata


Com essa crescente onda de live-actions, esse não é o primeiro trabalho que Ivan Parente fez com a Disney. Em 2017, o ator emprestou sua voz para Lumière, o candelabro de “A Bela e a Fera”. Viver essa experiência de dublar foi algo novo que ele confessa que amou. “É sensacional, mas acho também que é uma das coisas mais difíceis que eu já fiz”, comenta ao iG.

O processo de dublagem é realmente complicado, o ator explica que dublador só pode assistir a cena original em uma telinha e a partir disso precisa interpretar as falas em português. “Não é só imitar a musiquinha do texto que o ator está fazendo, precisamos reinterpretar para dar entendimento na nossa língua”, explica Ivan e que acrescente que para dar certo é preciso repetir as cenas várias e várias vezes.

Dublar um personagem que marcou a infância e a vida de tantas pessoas é uma grande responsabilidade, pois a expectativa que se cria é grande. Timão foi dublado originalmente por Pedro de Saint German e sua voz ficou gravada no imaginário de muita gente – inclusive no de Ivan.

“Quando fiz o teste já entendi a bucha. Chorei por 10 minutos até conseguir gravar a introdução de Hakuna Matata . Quando recebi o telefonema dizendo que eu havia passado eu chorei de novo por mais 10 minutos. Pensei: ‘Meu! Eu vou cantar Hakuna Matata ’. Chorei de novo. E no dia da gravação não foi diferente. Chorei.”

Você viu?

Reconhecida carreira musical

Ivan Parente tem uma longa carreira no teatro musical
Divulgação/Osmar Lucas
Ivan Parente tem uma longa carreira no teatro musical

Antes de chegar às telonas, a voz de Ivan já podia ser ouvida e apreciada no teatro. Desde os 24 anos, ele se dedica ao teatro musical e, como um dos pioneiros do ramo no Brasil, ele afirma se que sente orgulhoso de ver o crescimento desse gênero no País.

“Lutamos muito por uma profissionalização da classe. Formamos um público que ama assistir musicais. Nós éramos vistos como intrusos pela classe teatral, mas sinto que um artista não tem limites. Ele precisa atuar, ele precisa cantar, ele precisa dançar, ele pode dublar, ele pode tudo”, enfatiza.

Leia também: 5 coisas que o novo "O Rei Leão" tem e uma que não tem

Durante esses anos de trabalho árduo, Ivan teve muitos trabalhos voltados para o público infantil – principalmente nas parcerias com o diretor Billy Bond. No currículo, ele soma musicais como “Pinocchio”, “A Bela e a Fera” e “Peter Pan” e “O mágico de Oz”, no qual viveu o Homem de Lata, seu primeiro grande personagem.

Entretanto, o que rendeu a ele o prêmio Bibi Ferreira de melhor ator coadjuvante e um convite para participar da novela infantil “ As Aventuras de Poliana ” foi um papel voltado para o público adulto na recente montagem do musical “Les Misérables”. “Eu não era nada infantil, mas mostrava o meu lado cômico.”

Novos desafios

Ivan Parente
Divulgação/Osmar Lucas
Ivan Parente está confirmado no elenco de "Madagascar – Uma Aventura Musical"

Ao migrar para a televisão, o artista precisou se moldar a essa nova linguagem. “Eu tive que me adaptar para ficar menos teatral e mais natural. Me mexia muito e fazia muita careta”, comenta o ator que vive Lindomar na trama infantil. A novidade é que seu personagem vai começar a soltar a voz na novela: “Poder cantar numa trama de sucesso no SBT é sensacional, pois assim posso mostrar um pouco mais da minha experiência além da atuação”.

Leia também: "Quem não sonha em dublar um personagem da Disney?", diz Evaristo Costa

A novela busca trazer uma trama lúdica que estimula a imaginação das crianças e o desejo de brincar. O próximo trabalho de Ivan Parente , que será o Girafa Melman em “ Madagascar – Uma Aventura Musical ”, busca passar uma mensagem similar. “Estamos cada vez mais sozinhos por causa da tecnologia. Precisamos nos reconectar. Acho que a função da arte é conectar a criança que sonha com o adulto que será capaz de realizar”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!