O ator britânico Albert Finney, conhecido por seus papéis em filmes como "Tom Jones", "Erin Brockovich" e o suspense de James Bond " Operação Skyfall", morreu aos 82 anos. A notícia foi confirmada pela família do britânico na manhã desta sexta-feira (08).
De acordo com a família, Albert Finney "morreu pacificamente depois de uma doença curta com aqueles mais próximos a ele ao seu lado".
O BAFTA, Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, lamentou a morte do ator por meio do Twitter: “Estamos profundamente entristecidos ao saber da morte de Albert Finney. Finney será calorosamente lembrado por suas performances poderosas no “Saturday Night” e “Sunday Morning”, “Tom Jones”, “Peixe Grande” e muitos outros”, declarou a instituição.
Nas respostas da publicação, fãs e admiradores expressaram as condolências aos parentes e amigos do astro.
Carreira de Albert Finney
A fama chegou para o ator britânico quando ele participou da comédia “As Aventuras de Tom Jones”, em 1963.
Além disso, Albert também ficou conhecido por ser o primeiro Hercule Poirot do cinema, no filme “Assassinato no Expresso Oriente”, que foi lançado em 1974, inspirado no livro de Agatha Christie.
Outros longas que contaram com a participação de Finney foram "Annie", de 1982, e “Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento”, de 2000.
Em 2003, ele integrou o elenco de "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas", e no ano seguinte esteve em “Doze Homens e Outro Segredo”.
Ele ficou famoso na nova geração por atuar em filmes como “007 - Operação Skyfall” e ao participar de dois longas da franquia “Bourne”.
Indicações ao Oscar
Finney foi indicado ao Oscar
cinco vezes, quatro delas na categoria de “Melhor Ator”, por atuações em “Tom Jones”, “Assassinato no Expresso Oriente”, “O Fiel Camareiro” e “À Sombra do Vulção”. Ele foi nomeado uma vez no segmento de “Melhor Ator Coadjuvante”, pelo papel que desempenhou em “Erin Brockovich”.
Albert Finney nasceu em Salford, na Inglaterra, em 1936. O agente do ator confirmou ao Telegraph , em maio de 2015, que Finney enfrentava um câncer no rim. Ele era casado com Pene Delmage desde 2006.