A 24ª edição do Critic´s Choice Awards consagrou "Roma" como o melhor filme do ano e deu a Lady Gaga dois trófeus. O de melhor canção, por Shallow , e o de melhor atriz, este em um inesperado empate com Glenn Close ("A Esposa").

A protagonista de "Nasce uma Estrela" precisava de uma vitória como essa para voltar a ganhar buzz em um momento que ela e o filme passam por certo esvaziamento. A categoria de melhor atriz no Oscar tem uma favorita declarada e ela é Glenn Close .
A atriz de 71 anos já foi indicada seis vezes e nunca ganhou. Há anos em que a corrida por um Oscar competitivo se torna uma deferência a carreira de veteranos frequentemente menosprezados. Foi assim com Jeff Bridges em 2010 e com Gary Oldman no ano passado e tudo indica que seja assim este ano na principal categoria de atuação feminina.
Lady Gaga, no entanto, sabe que a corrida pelo Oscar também é um concurso de popularidade e nesse departamento ela sobeja sobre Close. A expressão corporal das duas ontem no palco enquanto recebiam o prêmio de atriz é sintomático disso. Se Close faz campanha elegante e sutil pelo Oscar, ciente de que o vento sopra a seu favor, Gaga é extrema e midiática e faz o tipo espalhafatosa com carinho.
Leia também: "Nasce uma Estrela" triunfa ao costurar conflitos pessoais aos da fama
Você viu?

Lady Gaga ganha fôlego na disputa por Melhor Atriz no Oscar 2019
Olivia Colman, também premiada no Critic´s Choice como atriz de comédia por "A Favorita" é a outra grande força na categoria. Diferentemente da rivais ela já fora premiada em um grande festival de cinema, Veneza, é britânica e defende uma atuação do tipo que ecoa forte junto a acadêmicos.
São três postulações radicalmente distintas, mas é Gaga quem se empenha mais na campanha gerando burburinhos como de um novo trabalho com Bradley Cooper, de como Shallow irá influenciar seis novos trabalhos musicais e por aí vai. Tudo para se manter em evidência e na cabeça dos membros da academia.
As outras concorrentes

A corrida pelo prêmio de atriz já tem suas protagonistas, mas e as outras duas vagas? Melissa McCarthy, uma atriz acostumada a registros cômicos, deve ser a quarta indicada por "Poderia me Perdoar?" e mostrar que a resistência da Academia com humoristas em incursões dramáticas, que tanto vitimou Jim Carrey, está legada ao passado.
Leia também: Assédio sexual, “Joanne” e mais: o caminho para Lady Gaga acontecer no cinema
A quinta vaga, no entanto, está francamente aberta. Emily Blunt ("O Retorno de Mary Poppins") teve o apoio do sindicato dos atores, Viola Davis ("As Viúvas"), do Bafta, e Rosamund Pike ("A Private War") e Nicole Kidman ("Destroyer") são atrizes previamente indicadas que foram lembradas pelo Globo de Ouro. Há, ainda, a mexicana Yalitza Aparicio por "Roma", seu primeiro trabalho como atriz.
Uma dessas mulheres deve compor a categoria de melhor atriz no Oscar 2019. Os indicados serão conhecidos em 22 de janeiro.