Tamanho do texto

Longa de José Alvarenga Jr. estreia nesta quinta-feira (13) nos cinemas

A ideia da volatilidade das relações amorosas, bem como o ideário de que certos laços afetivos representam âncoras, ou boias salva-vidas, na estória de um indivíduo move “Intimidade Entre Estranhos”, segundo filme de José Alvarenga Jr. lançado em 2018, o primeiro foi “10 Segundo para Vencer”, cinebiografia do pugilista Eder Jofre.

Leia também: “As Viúvas” se assume como filme de arte para subverter lógica do blockbuster

Rafaela Mandelli e Gabriel Contente em cena de Intimidade entre Estranhos, que estreia nos cinemas em 13 de dezembro
Divulgação
Rafaela Mandelli e Gabriel Contente em cena de Intimidade entre Estranhos, que estreia nos cinemas em 13 de dezembro

Maria ( Rafaela Mandelli ) se muda provisoriamente para o Rio de Janeiro para acompanhar o namorado Pedro (Milhem Cortaz), que tenta acontecer como ator em uma minissérie bíblica. Eles alugam um apartamento em um prédio velho que tem como dono Horácio (Gabriel Contente), que herdou a maioria dos apartamentos do prédio e é síndico do condomínio. Esses são os três personagens que oxigenam “Intimidade Entre Estranhos” .

Horácio não faz a menor questão de ser agradável. Pelo contrário. Ele parece ter algum prazer em deixar o outro desconfortável. “Você foi arranjar treta com o sujeito mais coitadista do Rio de Janeiro. Eu te amo, mas tô torcendo pelo garoto”, diz Pedro a Maria em um dado momento. Assim como Horácio, Maria não sai das dependências do prédio. Os dois se ressentem do convívio social por razões diferentes, mas que se equacionam.

Leia também: Ben Kingsley vive criminoso de guerra refém de seu passado em "Um Homem Comum"

Cena de Intimidade entre Estranhos: todos os personagens têm dificuldades emocionais e são colocados à prova ao longo do filme
Divulgação
Cena de Intimidade entre Estranhos: todos os personagens têm dificuldades emocionais e são colocados à prova ao longo do filme

A turbulência do começo dessa convivência vai dando vazão a uma afinidade estranha, hermética que não parece natural, mas subiste como a coisa mais natural do mundo naquele contexto e sob aquelas circunstâncias.  

O roteiro de Alvarenga que ganhou tratamento de  Matheus Souza , cineasta responsável por obras jovens como “Ana e Vitória” (2018),  “Tamo Junto” (2008) e “Apenas o Fim” (2008) se excede nos diálogos expositivos, mas constrói personagens complexos – especialmente Pedro e Maria -, e conflitos imbricados que favorecem soluções pouco afeitas ao cinema comercial.

A depressão e o luto são matérias-primas aqui e o filme, com a direção sensível e calma de Alvarenga Jr., aborda essas questões com parcimônia e método. É raro, por exemplo, uma cena externa. Além da piscina em que Maria passa boa parte de seu dia e que serve ao voyeurismo de Horácio, há uma ou outra cena em um bar e no aeroporto. Nos textos de Souza, é comum uma mulher ser catalisadora do processo de amadurecimento de um homem jovem e isso acontece em “Intimidade Entre Estranhos”, mas de uma maneira mais arejada e que remete mais à realidade da personagem feminina do que ao momento do personagem masculino. É uma troca emocional e afetiva interessante a que o longa propicia a sua trinca de personagens centrais.

Rafaela Mandelli brilha em cena de Intimidade entre Estranhos
Divulgação
Rafaela Mandelli brilha em cena de Intimidade entre Estranhos

Rafaela Mandelli, pouco experimentada no cinema, prova mais uma vez a grande atriz que é. Ela domina todas as camadas – e são muitas – de Maria. Uma personagem que não se revela inteira para o espectador, mas se revela mais fascinante a cada espiada, a cada sorriso incontido, a cada lágrima roubada. Milhem Cortaz, um dos melhores atores em atividade no audiovisual brasileiro atual, dá a seu Pedro a complexidade necessária para a tentação de vilaniza-lo seja companheira, mas não senhora do espectador.

“Intimidade Entre Estranhos” é um filme sobre esforços íntimos amparados por terceiros e materializa no cinema nacional aquela verve argentina que tanto ambicionamos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas