Canal notório por apoiar produções culturais que não teriam espaço em muitas plataformas, o Curta! lança nesta terça-feira (13) a série "Inhotim - Arte Presente", às 23h, no espaço denominado terça das artes. 

O pernambucano Tunga é destaque do 1º episódio de Inhotim
Divulgação
O pernambucano Tunga é destaque do 1º episódio de Inhotim

Trata-se de uma série de dez episódios com o objetivo de reverenciar artistas expostos no Instituto Inhotim , sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Entre os artistas contemplados figuram  Olafur Eliasson, Claudia Andujar, Giuseppe Penone, Cildo Meireles, Matthew Barney, Miguel Rio Branco, Rirkrit Tiravanija, Jorge Macchi e Chris Burden.

A estrela do programa de estreia é Tunga, que era amigo pessoal do diretor e idealizador do projeto Pedro Urano . Desenhista, escultor e artista performático brasileiro, Tunga morreu em 2016, mas deixou um legado vasto e multifacetado que esse primeiro episódio se incumbe de dar conta.

Para tanto, Urano entrevistou críticos de arte, como Suely Rolnik e Paulo Sergio Duarte, e o artista visual e músico Arnaldo Antunes.  Em Inhotim , Tunga é homenageado com a galeria True Rouge, que é ocupada por uma instalação feita de objetos vermelhos pendurados. O episódio mostra a performance inaugural/“instauração” dessa galeria. Também traz vídeos de performances famosas do artista, como “Inside out, upside down” (de 1997) e “Xifópagas capilares” (de 1984).


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!