Richard Swift - compositor, produtor e baixista do The Black Keys - morreu nesta terça-feira. A morte aconteceu na cidade de Tacoma, em Washington (Estados Unidos) e foi noticiada por meio do Instagram da produtora de seu velho amigo Dan Auerbach.
Leia também: 20 anos sem Tim Maia: relembre a trajetória do cantor
O músico estava internado num hospital de Tacoma desde o último mês para se tratar de uma condição de saúde grave, que ameaçava sua vida. As complicações dessa condição levaram ao seu falecimento. Maiores detalhes sobre a causa da morte não vieram a público por enquanto.
O grande músico
Swift pode ser descrito como um multi-instrumentista. Tinha inúmeros talentos e além de ter sido integrante da banda The Black Keys, também fez parte do The Shins, entre 2011 e 2016. Richard também era produtor e compositor, e como tal trabalhou com diversos nomes como Damien Jurado, Guster, Foxygen, Sharon Van Etter e The Mynabird.
The Black Keys começou como uma banda de blues rock e com o passar do tempo foi se convertendo ao estilo indie. Constituída por Dan Auerbach nos vocais e na guitarra e pelo baterista/produtor Patrick Carney, a banda lançou inúmeros álbuns. O primeiro foi “The Big come up”, que veio à tona em 2002. O trabalho mais recente do grupo musical foi o disco “Turn Blue”, de 2014.
Leia também: Música: dez canções que parecem alegres, mas na verdade são bem tristes
Vale ressaltar que além da carreira solo, o músico também participou de um projeto chamado The Arcs, em junção com o grande amigo Dan Auerbach. No projeto em questão, Richard fez parte das turnês como baixista, além de ter gravado violão, teclado, voz e percussão para o primeiro disco da banda, o Yours Dreamly, no ano de 2015.
A notícia do falecimento
O fato da morte do músico foi noticiado em uma rede social (Instagram) da Easy Eyes Sound, produtora de Auerbach. A publicação consiste em uma foto da dupla, acompanhada pela legenda: “Hoje o mundo perdeu um dos músicos mais talentosos que conheço. Ele está agora com sua mãe e sua irmã. Eu sentirei sua falta, meu amigo.”
Leia também: Luto! Confira os famosos que já nos deixaram em 2018