Nas redes sociais , Lobão pode ser um homem de poucas palavras – mas isso não quer dizer que é um de poucas ideias. Acumulando mais de 380 tweets, Lobão Elétrico , como se denomina, não hesita em compartilhar notícias, pensamentos e frases freneticamente, mostrando-se um verdadeiro “heavy user” das redes sociais.

Twitter de cantor é um retrato da realidade brasileira
Reprodução
Twitter de cantor é um retrato da realidade brasileira

Leia também: Alexandre Garcia é alvo de críticas após comentário no "Bom Dia Brasil"

Sempre muito antenado com as notícias do país – e do mundo – o twitter do músico pode acabar revelando muito sobre o que está acontecendo ao nosso redor e como que pensa uma determinada classe brasileira, a qual Lobão representa, com os seus males e bens. O iG Gente resolveu ir atrás e mostrar: o que esta figura diz sobre o Brasil?

Lobão e o Brasil

Músico é bastante assertivo sobre suas posições políticas na internet
Reprodução
Músico é bastante assertivo sobre suas posições políticas na internet

Um dos principais assuntos de Lobão em seu feed é a respeito da política no País. Diante de um cenário polarizado, o músico é sempre bastante assertivo quanto à posição que participa: a “anti-esquerdista”. Não é à toa, portanto, que sempre compartilha notícias internacionais mostrando as mazelas dos países com governos de esquerda, como a Venezuela.

Além disso, o músico não hesita em retweetar notícias que mostram as falhas dos governos anteriores – e quase sempre da mesma página, que se intitula como mídia independente “sem filtro do politicamente correto”.

Não seria diferente, portanto, que o músico se pronunciasse também, assim como diversas pessoas, contra a política do Facebook de inibir as chamadas “Fake News”. Lobão compartilhou uma charge que tem como intuito criticar a política da rede social e acusar as agências de verificação de notícias de não serem confiáveis – e sim comandadas pelo fantasma da esquerda.

Leia também: O humor e a greve: charges ironizam manifestações pelo País

Tweet com imagens preconceituosas compartilhadas no feed de Lobão
Reprodução
Tweet com imagens preconceituosas compartilhadas no feed de Lobão

Os tweets políticos, por sua vez, fazem grande papel dentro do twitter do músico, que às vezes mescla humor de cunho preconceituoso para falar sobre o cenário político, social e econômico no País, assim como fazem grande parte dos brasileiros com os memes e brincadeiras na internet.

Assim como o Brasil, Lobão se mostra muitas vezes com poucos argumentos e muitas frases e imagens de impacto para discutir os temas mais complexos da realidade brasileira.

Música

Músico compartilha meme preconceituoso em rede social
Reprodução
Músico compartilha meme preconceituoso em rede social

Quando o assunto é música, Lobão não hesita em relembrar os tempos de auge na década de 1980 e compartilhar memórias do rock brasileiro. Autor do “Guia do Politicamente Incorreto dos Anos 80 pelo rock”, não são poucas as menções que o artista traz do livro e entrevistas com outros ícones do rock também mostram um longínquo passado brasileiro. Além disso, os tweets de diversos fãs são frequentemente compartilhados em sua página.

Ainda em clima de saudade dos tempos antigos, Lobão ainda celebra nomes antigos do rock – ainda que apresentem uma visão de mundo diferente da sua, como Led Zeppelin, Freddie Mercury e outros, compartilhando fotos antigas das celebridades e até mesmo suas músicas.

Você viu?

Entretanto, quando sai do âmbito da nostalgia, parece que o músico não curte o que está em alta na contemporaneidade e não mede palavras para criticar – um comportamento que é frequente quando olhamos para os seus colegas músicos dos anos 1980.

Ainda que a nova cena do rock nacional não chame atenção de Lobão para que também compartilhe fatos deste cenário, o que não é considerado bom para o músico acaba ganhando espaço para ser criticado, como foi o exemplo do K-pop.

Além disso, os artistas brasileiros que muitas vezes se pronunciam em relação a questões sociais ou políticas também ganham críticas do músico, como fez recentemente em relação à música lançada pela Anistia Internacional Manifestação ¸que trouxe diversos nomes da música brasileira.

Sem escrever nada, o músico compartilhou uma notícia que mencionava que os artistas eram ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) e, na matéria, os redatores criticavam os músicos pela atuação agora e não antes durante o governo de Dilma Rousseff e Luís Inácio Lula da Silva.

Leia também: Com muita cor e diversidade, Gaby Amarantos estreia seu novo clipe "Sou + Eu"

O macho alfa

Lobão interpreta arquétipo do macho alfa em seu twitter
Reprodução
Lobão interpreta arquétipo do macho alfa em seu twitter

Uma das poucas vezes que escreveu em seu twitter, Lobão quis apelar e mostrar que tem muita testosterona. Falando sobre o cenário brasileiro polarizado, o músico dividiu o país entre “paumolenga esquerdista” e “pauinexistente intervencionista”, mostrando que o debate político no país está cada vez mais precário.

Além disso, Lobão parece não ter acompanhado muito de perto os debates sobre equidade de gênero no Brasil, assim como parte da parcela da população que se nega a entrar em contato com estas novas narrativas. Em alguns tweets, o músico mostra todo o seu lado machista, como por exemplo, ao compartilhar a foto de uma mulher nua de costas com a legenda “Aos Tambores”.

Religião

Tweet induz que preocupação com aborto é pauta
Reprodução
Tweet induz que preocupação com aborto é pauta "de esquerda"

Quando o assunto é religião, Lobão se pronuncia apenas para negar todas elas – ainda que a cristã tenha um pouco mais de aceitação em sua página. O músico “rebelde” compartilha notícias como a recusa de políticos de misturarem a Bíblia com o Estado ou até mesmo vídeos em que se critica que o som das orações muçulmanas são mais altas que os sinos do Big Ben, em Londres.

Entretanto, assim como o País conservador e cristão em que vive, Lobão também se mostra como um crítico à descriminalização do aborto, compartilhando notícias que trazem à tona países europeus que não incluíram este direito em suas legislações, mostrando que independentemente de religião o Brasil ainda carrega um estigma em relação ao aborto.

Gatos

Frequentemente o músico compartilha gatos para a adoção ou vídeos de gatos
Reprodução
Frequentemente o músico compartilha gatos para a adoção ou vídeos de gatos

Uma pausa. Às vezes é o que o brasileiro precisa diante de centenas de informações jorradas a todo tempo em relação à política brasileira. Para Lobão, a pausa são os gatos. Não tão diferente das outras redes sociais, como o Facebook que possui uma página especialmente para quem está cansado de política no feed e prefere ver animais.

Assim é o twitter de Lobão . Entre uma notícia polêmica ou um comentário assertivo sobre algum tema, aparece um gato para doação. Ou algum gato engraçado da internet. Ou um gato preto. Ou a interação de gatos com algum outro animal. Não importa! O fato é que os gatos servem para quebrar qualquer climão que se crie nas redes sociais diantes de tempos tão turbulentos tanto de acontecimentos quanto de informação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!