Pela primeira vez, um filme chileno foi eleito a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. “ Uma Mulher Fantástica ”, de Sebástian Lelio, superou até mesmo “The Square”, o sueco que vinha conquistando a crítica desde Cannes 2017.

Leia também: Jennifer Lawrence, Casey Affleck e as melhores performances do ano no cinema

Divulgação
"Uma Mulher Fantástica" leva o Oscar de melhor Filme Estrangeiro

Mas, no Oscar 2018 não houve como superar o longa que conta a história de Marina, uma mulher transexual que sofre com a perda do parceiro ao mesmo tempo em que tem que lidar com a polícia, que a coloca na lista de suspeitos de seu assassinato. A história acaba ficando em segundo plano, já que o destaque é Marina, interpretada de maneira brilhante por Daniela Vega . Vega, inclusive, foi contratada pela produção do filme para servir como consultora do diretor, que queria saber mais sobre o universo trans. Só depois ele a escolheu para o papel principal. 

Leia também: Confira a lista completa com todos os vencedores do Oscar 2018

Representatividade

Mais do que um belo filme, o longa é escolhido em um momento em que a indústria cinematográfica americana tem sido questionada em relação a representatividade nas produções. Daniela Vega, que é transexual , foi a primeira transexual convidada para apresentar durante a noite e, sozinha, subiu ao palco e falou: “tirem um momento para sentir o amor aqui. Vocês conseguem sentir?”.  O filme também é o primeiro a ganhar um Oscar com uma atriz transexual no papel principal. A presidente chilena, Michelle Bachelet, também celebrou a vitória e parabenizou a equipe no Twitter:

Meus parabéns a Sebástian Lelio, Daniela Veja, Gonzalo Maza e toda a equipe de “Uma Mulher Fantástica”. O prêmio, que nos enche de orgulho, não só reconhece uma película de grande qualidade, mas uma história de respeito pela diversidade que nos faz bem como um país.

Leia também: Jimmy Kimmel ameniza o tom político e foca na diversidade ao iniciar o Oscar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!