No próximo domingo (4) descobriremos qual, entre os nove filmes indicados, levará para casa o Oscar de Melhor Filme na maior premiação do cinema. Exibidos nos EUA em diferentes datas ao longo de 2017, esses filmes chegam aos cinemas brasileiros de uma vez, rendendo muita maratona e pouco dinheiro no bolso. O cinema brasileiro é um dos mais caros do mundo, e por isso ficar por dentro das novidades da premiação não é tarefa fácil.
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Dos nove longas indicados a Melhor Filme no Oscar 2018, sete estrearam no cinema brasileiro a partir de 15 de janeiro. Os outros dois, “Corra” e “ Dunkirk ”, já tinham chegado às telonas em 2017, mas voltaram em cinemas selecionados. Como acontece muito com filmes do Oscar, os longas costumam ter menos apelo na bilheteria, então é compreensível que os estúdios que os distribuem aqui optem por datas mais próximas a premiação, aumentando o marketing espontâneo em cima desses longas.
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O problema é que assistir filmes no Brasil custa muito. De acordo com uma pesquisa da FGV de 2013, o cinema brasileiro é um dos mais caros do mundo. Foram analisados dados de 15 países, além da renda média da população de cada lugar. O país fica em quarto lugar, perdendo apenas para Nigéria, China e Índia. Em 2018, o preço médio do ingresso é de R$ 22,20*, considerando a entrada inteira em sessões 2D.
Na semana entre 22/02 e 01/03, que precede o Oscar, todos os filmes indicados estão em cartaz, alguns nas principais redes de cinema do país, outros em salas selecionadas e prestes a sair, como “ Me Chame Pelo Seu Nome ”. As opções são muitas, mas o preço é alto. Para fazer uma maratona com digamos três desses filmes, seria necessário desembolsar cerca R$ 66,00. Já para quem quiser ver os nove indicados, pagaria cerca de R$ 198,00. Sem contar a pipoca, a bebida, o estacionamento e tudo o mais que envolve ir ao cinema.
Fevereiro: Carnaval ou cinema?
Mesmo assim, quem quiser investir nesses filmes, tem que enfrentar uma agenda cheia. A festa mais popular no Brasil constantemente conflita com a premiação. Em 2017, por exemplo, a cerimônia aconteceu no meio do Carnaval. Esse ano, a distância foi maior, já que a academia decidiu adiar o Oscar para março, mas ainda assim, quatro filmes indicados foram lançados quinta-feira seguinte ao Carnaval : “ Três Anúncios Para um Crime ”, “ Lady Bird ”, “Eu, Tonya” e “Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi”.
Para quem quer fugir da folia, claro, a programação é um prato cheio. Mas, no geral, o período costuma ser uma baixa para o cinema. Não ajuda também o fato de que o brasileiro tem ido menos ao cinema. De acordo com um estudo da Ancine, em 2017 o público em salas de cinema foi de 181,2 milhões de pessoas, 1,7% a menos que em 2016. O maior impulsionador de bilheterias nas últimas semanas foi “Pantera Negra” que, na semana de estreia, levou mais de um milhão e meio de pessoas ao cinema. Já “ A Forma da Água ”, filme mais comercial do Oscar , levou 145 mil pessoas em sua estreia.
Dominação comercial
Dos 20 filmes mais assistidos no Brasil em 2017, apenas “Moana” foi indicado a uma categoria principal do Oscar, enquanto outros como “A Bela e a Fera” e “ Star Wars ” foram em categorias técnicas. Só a Disney foi responsável por 19,1% das bilheterias brasileiras no ano, com filmes como “Star Wars: os Últimos Jedi” e “Thor: Ragnarok”. Mirando o Oscar de 2017, “Moonlight” estreou aqui em 23 de fevereiro, três dias antes da cerimônia. Mas, nem todo o burburinho envolvendo o filme, tanto por sua vitória quanto pela confusão na hora de anunciar o vencedor, foi suficiente para colocá-lo entre os 20 filmes mais assistidos no País.
Estratégia
Se os filmes do Oscar têm pouco apelo comercial, faz sentido para os estúdios lançar os filmes no Brasil em datas próximas ao Oscar. A Fox , por exemplo, exibiu “A Forma da Água” aqui em outubro no Festival do Rio, mas o filme só chegou ao circuito comercial em fevereiro. Nos EUA, além de rodar por vários festivais, o longa estreou nos cinemas no começo de dezembro. “Três Anúncios Para um Crime” teve a mesma estratégia, e chegou no Brasil em 15 de fevereiro. Já a Warner, exibiu novamente "Dunkirk", mesmo com o lançamento oficial ter sido em julho de 2017. Warner e Fox foram procuradas pela reportagem, mas declinaram de discutir suas estratégias de lançamento no cinema.
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É preciso levar em consideração que a maioria das redes de cinema nacionais priorizam filmes comerciais, e não do Oscar , portanto esse apelo é necessário para que eles ocupem mais salas. Mas, estreando ao mesmo tempo, acabam disputando entre si pelo público, que escolhe alguns títulos para ver nas telonas. Acompanhar esses filmes não é fácil e nem barato e, apesar das muitas opções disponíveis, acaba privando o público, que já não vai muito ao cinema, de ver todos os longas.
Datas de lançamentos no Brasil e nos EUA
A Forma da Água
Lançamento nos EUA: 22/12/2017
Lançamento no Brasil: 01/02/2018
Corra!
Lançamento nos EUA: 24/02/2017
Lançamento no Brasil: 18/05/2017 (relançado em Fevereiro)
Dunkirk
Lançamento nos EUA: 21/07/2018
Lançamento no Brasil: 27/07/2017 (relançado em Fevereiro)
Lady Bird - É hora de Voar
Lançamento nos EUA: 01/12/2017
Lançamento no Brasil: 15/02/2018
Me Chame Pelo Seu Nome
Lançamento nos EUA: 24/11/2017
Lançamento no Brasil: 18/01/2018
O Destino de Uma Nação
Lançamento nos EUA: 22/11/2017
Lançamento no Brasil: 11/01/2018
The Post - A Guerra Secreta
Lançamento nos EUA: 22/12/2017
Lançamento no Brasil: 25/01/2018
Trama Fantasma
Lançamento nos EUA: 25/12/2017
Lançamento no Brasil: 22/02/2018
Três anúncios para um crime
Lançamento nos EUA: 10/11/2017
Lançamento no Brasil: 15/02/2018
*Foram analisados os preços de cinco das maiores redes de cinema no País no dia 02/03/2018