Na sexta-feira, dia 9 de feveiro, o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, dá o ponta pé nos desfiles das escolas de samba com Independente Tricolor , Peruche , Tucuruvi , Mancha Verde , Tatuapé , Rosas de Ouro e Tom Maior pisando na avenida. No dia seguinte, é a vez da X-9 , Império de Casa Verde , Mocidade , Vai-Vai , Gaviões da Fiel , Dragões da Real e Vila Maria fecharem o carnaval.

Leia também: Carnaval carioca: crise e violência afugentam foliões de desfiles na Sapucaí

Quais são os sambas-enredos mais promissores do carnaval de 2018?
Divulgação/Riotur
Quais são os sambas-enredos mais promissores do carnaval de 2018?


Depois que as 14 escolas de São Paulo fizerem seu carnaval , será a vez da Marquês de Sapucaí, no Rio, receber as agremiações cariocas do grupo especial. No domingo (11), Império Serrano , São Clemente , Vila Isabel , Paraíso do Tuiuti , Grande Rio , Mangueira e Mocidade se apresentam. Já na segunda-feira (12), Unidos da Tijuca , Portela , União da Ilha , Salgueiro , Imperatriz e Beija-Flor pisam no sambódromo para encerar os desfiles das escolas de samba em 2018.

Leia também: Xand do Aviões fala de carnaval em Brasília: "Me surpreendendo"

Mas com tanta musa, alegoria e fantasia, não podemos esquecer que o samba-enredo é importantíssimo para uma escola consagrar-se campeã. Além disso, eles ficam eternizados e muitos deles lembrados pelos fãs de carnaval anos depois dos desfiles. Por isso, separamos os dez sambas mais promissores da folia deste ano; veja na lista a seguir:

Acadêmicos do Tatuapé

 Acadêmicos do Tatuapé
Robson Fernandjes / LIGASP / Fotos Públicas
Acadêmicos do Tatuapé


"Ô Luar, ô Luar. Deixa a gira girar... Crioula, hoje tem canjerê, feitiçaria, ô jejê - nagô, kaô meu pai xangô". É com esse refrão que a Acadêmicos do Tatuapé, campeã do carnaval passado, promete agitar o sambódromo do Anhembi. A escola conta a história do Maranhão em um samba que promete ficar na cabeça daqueles que acompanharem os desfiles.

Rosas de Ouro

Rosas de Ouro
Paulo Pinto / LIGASP / Fotos Públicas
Rosas de Ouro


Sempre muito forte e com sambas muito bons, a Rosas de Ouro levará para o Anhembi um enredo sobre a vida dos caminhoneiros: "Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro". Será com ele que a escola tentará o título após 8 anos - o último foi em 2010.

Dragões da Real

Dragões da Real
Paulo Pinto/Liga SP
Dragões da Real


A Dragões da Real bateu na trave e quase levou o título do grupo especial do carnaval no ano passado, por isso, em 2018 a agremiação vem forte, a começar pelo samba-enredo que está entre um dos melhores. A escola falará sobre a música sertanejo com o enredo "'Minha música, minha raíz. Abram a porteira para essa gente caipira e feliz".

Gaviões da Fiel

Gaviões da Fiel
Reprodução/Twitter
Gaviões da Fiel


Dona de muitos títulos (e um samba inesquecível em 1995), mas com um jejum de 15 anos, a Gaviões da Fiel parece ter acertado em seu samba-enredo, que fala sobre os índios Guarus, que habitavam a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo. Será que esse ano eles levam?

Mocidade Alegre

Mocidade Alegre
Claudio Augusto
Mocidade Alegre


Nunca podemos duvidar dos desfiles da Mocidade Alegre, que tem cinco títulos só nos últimos dez anos. A escola fará uma homenagem à Alcione no Anhembi. "A voz Marrom que não deixa o samba morrer" é o nome do enredo da agremiação, que, mais uma vez, vem muito forte.

Leia também: "Chiclete com Banana" muda de vocalista às vésperas do carnaval

Mocidade Independente de Padre Miguel

 Mocidade Independente de Padre Miguel
Fernando Grilli | Riotur
Mocidade Independente de Padre Miguel


Em 2017, a Mocidade fez um desfile arrasador e, ao lado da Portela, conquistou o título do carnaval do Rio. Neste ano, a escola vem ainda mais forte, começando pelo seu samba-enredo, que promete agitar, mais uma vez a Sapucaí, com o enredo "Namastê... a estrela que habita em mim saúda a que existe em você". Será que teremos um bicampeonato?

Beija-Flor

Beija-Flor
Reprodução/TV Globo
Beija-Flor


A Beija-Flor é uma escola que coleciona sambas memoráveis e pode ser que isso se repita com o de 2018. Na voz do intérprete Neguinho da Beija-Flor, a agremiação vem com o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu" na busca pelo seu 14º título. As chances são grandes, mas a concorrência também.

Paraíso do Tuiuti

 do Tuiuti
Carlos Erbs/AgNews
do Tuiuti


Depois de um 2017 marcado por um grave acidente na Sapucaí, a Paraíso do Tuiuti levantou e fez um samba-enredo que promete agitar o sambódromo, o que é essencial na disputa pelo título. A escola falará sobre a escravidão e tem tudo para ter um ano diferente.

Mangueira

 Estação Primeira de Mangueira
Reprodução/TV Globo
Estação Primeira de Mangueira


Uma das mais tradicionais escolas do Rio, a Mangueira tentará seu 20º título com o enredo "Com Dinheiro, Ou Sem Dinheiro, Em Brinco". A agremiação ainda promete cutucar o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, em uma parte do samba que fiz "Eu sou Mangueira meu senhor, sou Universal", depois do político cortar verbas às agremiações cariocas.

Imperatriz Leopoldinense

Imperatriz Leopoldinense
Tata Barreto/Riotur
Imperatriz Leopoldinense


Para fechar, um samba bem promissor no carnaval de 2018 é o da Imperatriz Leopoldinense, que levará o enredo "Uma noite real no Museu Nacional" para tentar 9º título.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!