Daniel Kaluuya, 28 anos, é um ator e roteirista britânico conhecido por interpretar Chris Washington no filme "Corra!" , dirigido porJordan Peele. A interpretação de Daniel Kaluuya foi aclamada pela crítica e recebeu uma indicação de Melhor Ator no Oscar 2018.

Leia também: Oscar chega aos 90 anos mais diverso e receptivo ao cinema de gênero

Daniel Kaluuya foi indicado ao Oscar 2018 por seu personagem em
Copyright Universal Pictures International France
Daniel Kaluuya foi indicado ao Oscar 2018 por seu personagem em "Get Out"


Daniel Kaluuya começou sua carreira de ator ainda adolescente, quando escrevia peças de teatro e atuava em peças de improvisação. Daniel apareceu no episódio "Fifteen Million Merits" da série britânica "Black Mirror" e em 2018, aparecerá como W'Kabi no filme “Pantera Negra”, da Marvel Studios. 

Leia também: Oscar tem melhor participação de brasileiros desde “Cidade de Deus”

Conheça cinco curiosidades sobre o indicado ao Oscar 2018 Daniel Kaluuya:

1. Um ótimo sotaque americano para um britânico

Em entrevista ao The New York Times , Daniel Kaluuya, filho de imigrantes ugandeses, disse que cresceu com sua mãe e irmã mais velha em um projeto habitacional, ao norte de Londres. Daniel começou a ter contato com arte depois que um professor da escola disse que ele deveria colocar sua “energia” nas artes. “Então eu escrevi uma peça”, disse Daniel. “A professora disse que eu era difícil, e eu pensei: ‘Eu vou te mostrar’”.

2. Sobre a atuação

Daniel Kaluuya ganhou um prêmio aos 9 anos com sua peça de teatro e descobriu que as aulas de improviso eram uma coisa muito boa e “sem pressão”: “Sendo jovem, da classe trabalhadora e preto, tudo o que você faz é policiado. Se alguém te atinge e você bate de volta, você é agressivo. Se você chora, você é fraco. Você está sempre fingindo ser algo. Mas nessas aulas de improviso, não havia nenhuma pressão para ser qualquer coisa, exceto honesto, e isso me deixou feliz”, disse ao Times .

Daniel Kaluuya em
|Copyright Universal Pictures International France
Daniel Kaluuya em "Get Out"


3. Daniel Kaluuya conseguiu seu primeiro papel na TV aos 16 anos

Mesmo que não tenha frequentado uma escola de artes cênicas formal, Kaluuya disse que consideva cada novo papel uma oportunidade de estudar algo novo. O primeiro papel de Daniel na TV foi no drama da BBC   “Shoot the Messenger”, com David Oyelowo. Depois, Daniel fez parte de um longa britânico “Skins”, como ator e diretor. Seu trabalho em “Skins” levou Daniel a uma aclamada peça de teatro “Sucker Punch", de Roy Williams e, em seguida, ao episódio "Fifteen Million Merits", da série Black Mirror. Jordan Peele, diretor de “Corra!” foi um dos importantes admiradores do desempenho de Daniel no episódio da série britânica.

Leia também: Kobe Bryant é indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação

4. Fazendo parte de “Corra!"

Kaluuya recebeu um e-mail do seu agente com o roteiro de ““Corra!" com a seguinte sinopse: um jovem negro (Kaluuya) vai visitar a família branca da sua namorada (Allison Williams) pela primeira vez e as coisas não vão tão bem. Primeiro, Daniel Kaluuya não podia acreditar que Jordan Peele sabia quem ele era e segundo, não podia acreditar que ele poderia ter a oportunidade de fazer um filme de terror com uma consciência social.

Allison Williams e Daniel Kaluuya em cena no fime
Copyright Universal Pictures International France
Allison Williams e Daniel Kaluuya em cena no fime "Get Out"


"Quando eu li o script pela primeira vez, pensei: ‘Você pode fazer um filme como este’"?, disse ao Entertainment Weeky . “Você tem permissão para fazer um filme como esse, com uma sinopse que lida com questões sociais? Mas, devido ao estilo de Jordan, o filme também tem camadas de comédia e suspense, junto com um tema difícil. Mesmo assim, Jordan conseguiu fazer com que as coisas ficassem engraçadas”, completou Daniel. 

Daniel Kaluuya acredita que Jordan Peele é um arquiteto genial por trás da produção de “Corra!” e a razão pela qual o filme merece ser aclamado. Em entrevista a revista Interview , Daniel falou um pouco mais sobre os dias de gravação e a importância de Peele: “Foi um “tiro” de 23 dias, então não houve muito tempo, mas ele (Jordan Peele) fez isso por nós e nos fez sentir bem-vindos”. “Claro, ele tem um plano de atuação, mas também tem um cenário de improvisação, no qual eu e Allison Williams tínhamos experiência. Ele nos permitiu sair do script para nos libertar. Após alguns dias, ele nos dirigiu como Tracy Morgan, o que foi incrível”, completou Daniel. 

5. Daniel Kaluuya está apenas começando

Reprodução/Ew.com
"Pantera Negra", filme solo da Marvel sobre um herói negro


Com estreia para fevereiro, o próximo papel de Daniel é em um filme solo da Marvel sobre um super-herói negro, “Pantera Negra”. À  GQ , Kaluuya disse que é o primeiro filme da Marvel com característica autônoma e um “sucesso africano”: “É como o “Game of Thrones”. É loucura. E o diretor (Ryan Coogler) é como nós. É um cara normal com um chapéu Golde State e uma camiseta do Tupac dirigindo todo o conjunto. É a coisa mais linda de ver”.

Leia também: "A Forma da Água" lidera corrida para o Oscar 2018 com 13 indicações

Oscar 2018

Juntamente com Daniel, os atores Timothée Chalamet ("Me chame pelo seu nome"), Daniel Day-Lewis (“Trama Fantasma"), Gary Oldman ("O destino de uma nação") e Denzel Washington ("Roman J. Israel, Esq.") estão concorrendo na categoria Melhor Ator no Oscar 2018.

A 90ª edição do Oscar acontece no dia 4 de março de 2018 e Jimmy Kimmel será o apresentador. É a segunda vez seguida em que o comediante comandará a cerimônia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!